Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Boris Johnson destruiu código do Reino Unido ao violar lockdown, diz especialista

    O historiador Peter Hennessy afirmou em entrevista que a Inglaterra está "na mais grave crise constitucional envolvendo um primeiro-ministro" em toda a história

    Premiê britânico, Boris Johnson, em frente à residência oficial em Downing Street, em Londres
    Premiê britânico, Boris Johnson, em frente à residência oficial em Downing Street, em Londres 12/01/2022 REUTERS/Paul Childs

    Kate Holtonda Reuters

    Por Kate Holton, da Reuters

    Ouvir notícia

    O primeiro-ministro Boris Johnson colocou o Reino Unido em uma crise constitucional ao violar a lei que ele próprio estabeleceu para impedir reuniões sociais durante a pandemia, efetivamente “destruindo o código ministerial” do país, afirmou o principal especialista em Constituição britânica neste domingo (17).

    Peter Hennessy, historiador e membro da câmara alta do parlamento, disse que Johnson se tornou “o grande detrator da decência na vida pública e política nos tempos modernos” depois de ser multado pela polícia por participar de uma reunião social em Downing Street enquanto estavam vigentes inúmeras restrições devido à Covid-19.

    O código ministerial estabelece os padrões de conduta esperados dos ministros e como eles devem cumprir suas funções, de acordo com o site do governo.

    Johnson foi acusado por parlamentares de oposição de tentar enganar a Câmara ao dizer no ano passado que todas as regras foram seguidas em Downing Street durante a pandemia. Ele irá ao parlamento nesta terça-feira (19) para explicar por que foi multado pela polícia.

    “Acho que estamos na mais grave crise constitucional envolvendo um primeiro-ministro de que me recordo”, disse Hennessy à rádio BBC, perguntando porque alguém aderiria às regras se o próprio primeiro-ministro do país não as segue.

    Na última semana, um porta-voz de Downing Street informou à CNN que Boris Johnson e seu ministro das Finanças, Rishi Sunak, serão multados pela polícia por causa das festas nas instalações do governo.

    Mais Recentes da CNN