Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Britânicos avaliam primeiro ano de reinado de Charles III: “Até agora, tudo bem”

    Monarca de 75 anos ascendeu ao trono após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth, cujo reinado de 70 anos foi o mais longo da história do que se tornou o Reino Unido

    O Rei Charles III foi coroado em 6 de maio de 2023.
    O Rei Charles III foi coroado em 6 de maio de 2023. Ben Stansall - WPA Pool/Getty Images

    Gerry MeySarah Millsda Reuters

    Segunda-feira, 6 de maio, marcará o primeiro aniversário da coroação do rei Charles III do Reino Unido.

    O monarca de 75 anos ascendeu ao trono após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth, cujo reinado de 70 anos foi o mais longo da história do que se tornou o Reino Unido.

    Então, como se saiu Charles no primeiro ano desde que foi coroado?

    “Acho que a opinião geral é que ele está se saindo melhor do que se esperava”, disse o engenheiro aposentado Peter St. John à Reuters.

    Falando nas ruas de Tetbury, Gloucestershire, uma cidade perto do palácio de Highgrove House, que Charles supostamente possui desde 1980, ele disse que Elizabeth era um “ato difícil de suceder”, mas que Charles estava “fazendo um ótimo trabalho”.

    Esses sentimentos foram compartilhados por outros na cidade de Cotswold, com a funcionária de escritório aposentada Sandra Cooke dizendo que achava que Charles era “uma pessoa mais sociável do que a rainha” e o chef freelancer Jason Murdock descrevendo seu reinado como “até agora, tudo bem”.

    No início desta semana, Charles retomou as funções públicas pela primeira vez desde que foi diagnosticado com cancêr em fevereiro, dizendo aos pacientes de um centro de tratamento da doença em Londres que estava “bem”.

    Rei Charles III e Rainha Camilla durante visita a centro de câncer, em Londres / Reuters

    A visita também fez com que Charles se tornasse o novo patrono da instituição de caridade Cancer Research UK e foi concebida para ajudar a aumentar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

    Em Londres, alguns simpatizaram com os seus problemas de saúde e elogiaram a sua ética de trabalho, mas outros expressaram um sentimento de desconexão com a família real.

    ”A família real me representa? Na verdade não… eu não poderia dizer que sim”, disse o estudante de medicina Michael Shuaib.

    Amaarah Roze, uma jovem trabalhadora de eventos de 23 anos, disse que não notou nenhuma mudança desde que Charles se tornou rei, já que ela não estava “realmente investida na família real”.

    Um casal dos Estados Unidos que visitou Tetbury disse que as memórias da falecida ex-mulher de Charles, a princesa Diana, ainda eram muito difíceis de esquecer.

    Após um casamento de conto de fadas em 1981, Charles e Diana se separaram em 1992. Diana morreu em um acidente de carro em Paris em 1997.

    Em 2005, Charles casou-se com a agora rainha Camilla, com quem teve um caso anos antes.

    “Acho que muitas pessoas se lembram disso”, disse o turista Marcus Cider, do Arizona.

    “O que ele fez como estadista ou algo assim é difícil dizer. Tudo foi ofuscado por outras coisas”, disse ele.

    Embora Charles tenha sido coroado em maio de 2023, ele se tornou rei em setembro de 2022, após a morte de Elizabeth II, quando tinha 73 anos.

    Um casal disse que achava que ele era velho demais e deveria ter entregue as rédeas diretamente ao filho mais velho, o príncipe William.