Bush lamenta morte de ex-vice-presidente dos EUA Dick Cheney

Políticos serviram juntos durante dois mandatos, em 2001 e 2009

Da Reuters
Vice-presidente Dick Cheney e o presidente George W. Bush se encontram no PEOC (Centro de Operações de Emergência do Presidente) após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 em Washington, DC  • David Bohrer/Arquivos Nacionais dos EUA via Getty Images
Compartilhar matéria

O ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, lamentou a morte do ex-vice-presidente Dick Cheney, em um comunicado divulgado nesta terça-feira (4).

"A morte de Richard B. Cheney é uma perda para a nação e uma tristeza para seus amigos", disse Bush.

O 46º vice-presidente Cheney, serviu ao lado do presidente republicano Bush por dois mandatos, entre 2001 e 2009, foi por décadas uma figura influente e polarizadora em Washington.

O ex-presidente afirmou que ele e a esposa Laura Bush se lembrarão de Cheney "como o homem decente e honrado que ele foi".

"A história o lembrará como um dos melhores servidores públicos de sua geração – um patriota que trouxe integridade, grande inteligência e seriedade de propósito a todos os cargos que ocupou', declarou ele.

Bush ainda disse que convidou Cheney para ser companheiro de chapa em 2000 após ter solicitado inicialmente ele para ajudar a encontrar o melhor candidato a vice-presidente.

"Em nossas longas conversas sobre as qualidades que um vice-presidente deveria ter – vasta experiência, discernimento maduro, caráter, lealdade – percebi que Dick Cheney era a pessoa de que eu precisava. Ainda sou grato por tê-lo ao meu lado durante os oito anos seguintes", falou Bush.