Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA matam dois homens armados que atiraram contra soldados no aeroporto de Cabul

    Tomada do Afeganistão pelo Talibã provocou corrida de milhares de afegãos ao aeroporto da capital; testemunhas relataram tiros e desespero para deixar o país

    Barbara Starr, correspondente da CNN no Pentágono

    Ouvir notícia

    As forças dos Estados Unidos no aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, atiraram e mataram dois homens armados, nesta segunda-feira (16), após eles dispararem suas armas contra as forças dos EUA, de acordo com um oficial de Defesa norte-americano.

    O oficial disse apenas que os homens estavam armados e os EUA não verificaram se eles eram membros do Talibã.

    Os EUA, por enquanto, acreditam que o caso trata-se de um incidente isolado. Além disso, os militares têm um relatório de que um soldado dos EUA foi ferido por um tiro em outro incidente no aeroporto de Cabul, mas as circunstâncias não foram confirmadas, disse o oficial.

    A tomada do Afeganistão pelo Talibã provocou uma corrida de milhares de afegãos ao principal aerporto do país.

    Testemunhas com quem a CNN conversou no Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, disseram ter ouvido muitos tiros ao longo do dia.

    Centenas de afegão tentaram embarcar à força em avião americano
    Centenas de afegão tentaram embarcar à força em avião americano em fuga desesperada da capital Cabul após invasão do Talibã
    Foto: Reprodução/CNN Brasil (16.ago.2021)

    Militares dos EUA suspendem voos temporariamente 

    Os militares dos EUA suspenderam temporariamente as operações aéreas no aeroporto de Cabul nesta segunda-feira (16) enquanto as tropas norte-americanas tentam retirar os afegãos da pista de pousos e decolagens disse um oficial de defesa dos EUA à CNN.

    A suspensão deve durar “enquanto nos certificamos de que o campo de aviação está seguro”, disse o oficial. Companhias aéreas também anunciaram suspensão de voos ou redirecionamento da rota para evitar o espaço aéreo afegão. 

    Caos no aeroporto

    Vídeos compartilhados na internet nesta segunda-feira (16) mostram vários homens e jovens agarrados à fuselagem de um avião militar C-17 dos EUA enquanto ele taxiava no aeroporto de Cabul.

    As imagens mostram dezenas de pessoas seguindo o avião, algumas delas embaixo dos motores. Outro vídeo mostra um helicóptero Apache militar dos EUA voando baixo sobre a pista no que parece ser uma tentativa de dispersar a multidão.

    Mais Recentes da CNN