Canadá abre sessão do G7 citando Lula e COP30

Presidente brasileiro protagonizou momento de descontração durante "foto de família" com outros líderes

Priscila Yazbek, da CNN, em Kananaskis, Canadá
Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá, durante reunião do G7
Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá, durante reunião do G7  • Reuters
Compartilhar matéria

Ao abrir a sessão do segundo dia da cúpula do G7, nesta terça-feira (17), o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, iniciou seu discurso agradecendo a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Participaram do almoço de trabalho os países do G7 e os convidados, somando 17 líderes na mesa.

"Temos o chefe da COP30, obrigado por ter vindo; o chefe do G20; da África do Sul; do Banco Mundial; das Nações Unidas", afirmou Mark Carney.

Depois de falar sobre os temas centrais do debate da sessão e os desafios, novamente citou Lula, dessa vez nominalmente. Nenhum outro líder foi citado pelo nome.

"Temos oportunidades em comum com novas tecnologias da informação, inteligência artificial, computação quântica, a necessidade de ter fornecimento confiável de minerais críticos, que esta mesa pode produzir", comentou o premiê canadense.

"Temos formas de encontrar parcerias para o verdadeiro desenvolvimento, sob o seu controle, presidente Lula, para sustentabilidade e vamos trabalhar juntos”, ressaltou.

Macron pede a Lula para se posicionar para a foto

Antes do almoço de trabalho, Lula se reuniu com líderes para a chamada foto de família e protagonizou um momento de descontração.

O presidente estava conversando com o português António Costa, presidente do Conselho Europeu, quando o presidente francês, Emmanuel Macron, sorrindo, pediu que o brasileiro se posicionasse para a foto.

O primeiro-ministro do Canadá também pediu para que ele se virasse aos fotógrafos.

Lula ficou ao lado de Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, e Giorgia Meloni, primeira-ministra do Canadá.