Canadá continuará forte e livre, diz rei Charles em discurso no Parlamento

Fala acontece em meio às ameaças de anexação de Donald Trump

David Ljunggren, da Reuters
Rei Charles III discursa ao Parlamento do Canadá
Rei Charles III discursa ao Parlamento do Canadá  • Reuters
Compartilhar matéria

O rei Charles III afirmou durante uma visita ao Canadá nesta terça-feira (27) que o país permanecerá "forte e livre". Isso acontece em meio às ameaças de anexação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Charles, que é chefe de Estado do Canadá, é o primeiro monarca britânico em quase 70 anos a presidir a abertura do Parlamento canadense. Durante o discurso, ele ressaltou o amor que tem pelo país.

Em um discurso, o monarca se referiu ao "país que os canadenses e eu tanto amamos", mas não fez nenhuma referência direta ao presidente dos EUA, Donald Trump, que impôs tarifas às exportações canadenses e quer transformar o Canadá no 51º estado americano.

"O Verdadeiro Norte é realmente forte e livre", afirmou Charles, referindo-se ao hino nacional canadense.

O discurso que delineou os planos do governo para a próxima sessão foi em grande parte escrito por funcionários que trabalham para o primeiro-ministro Mark Carney. Mas Charles foi o responsável pelos comentários sobre seu amor pelo Canadá.

"Cada vez que venho ao Canadá... um pouco mais do Canadá se infiltra em minha corrente sanguínea – e de lá direto para o meu coração", destacou o rei, que estava acompanhado de sua esposa, a Rainha Camilla.

Charles, que brincou e riu com Carney antes do discurso, ostentando a Ordem do Canadá no pescoço.

Ele e a rainha Camilla foram levados ao Senado em uma carruagem puxada por cavalos, escoltados por 28 cavaleiros da Real Polícia Montada do Canadá e aplaudidos por espectadores que agitavam bandeiras.

Charles então inspecionou uma guarda de honra, todos vestidos com uniformes vermelhos brilhantes.

Relação entre Canadá e Reino Unido

Uma pesquisa da Ipsos Reid divulgada nesta terça-feira para a Global News revelou que 66% dos entrevistados acreditavam que o relacionamento do Canadá com a monarquia é útil porque ajudava a diferenciar a nação dos Estados Unidos. Em abril de 2023, esse número era de 54%.

Entretanto, a monarquia geralmente não é um fator importante na vida cotidiana canadense, embora moedas e notas bancárias apresentem a cabeça do monarca e o país seja defendido pela Força Aérea Real Canadense e pela Marinha Real Canadense.

Uma pesquisa do Instituto Angus Reid, sem fins lucrativos, divulgada nesta terça, mostrou que 83% dos canadenses disseram que eram indiferentes ou não se importavam com a visita histórica da monarca.