Catedral de Notre-Dame reabre neste sábado com cerimônia especial; veja cronograma
Evento contará com presença de chefes de Estado; presidente Emmanuel Macron deve discursar

A Catedral de Notre-Dame será reaberta neste sábado (7), após cinco anos de uma reforma milionária para a França. Uma cerimônia especial foi preparada e contará com a presença de chefes de Estado.
Entre as autoridades que devem comparecer ao evento estão Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, e o príncipe William, do Reino Unido.
Além disso, o presidente do país, Emmanuel Macron, deve discursar. Em pronunciamento durante uma visita à igreja no dia 29 de novembro, ele afirmou aos trabalhadores envolvidos na reconstrução que esse foi o "projeto do século".
A igreja foi atingida por um incêndio em 2019, o qual os franceses viram atônitos e deixou uma marca na história do país. Relembre como foi o caso nesta matéria.
Segundo as autoridades, se o incêndio durasse mais meia hora, o edifício seria totalmente destruído.
No domingo (8), será realizada a primeira missa pública na catedral após a reforma.
Veja o cronograma da cerimônia de sábado em Notre-Dame:
- 15h - Início da cerimônia
- Entre 15h20 e 15h40 - Macron faz discurso, seguido do hino nacional da França
- 15h40 - A porta de Notre Dame é reaberta, e convidados, incluindo chefes de Estado, padres de igrejas de Paris, paroquianos, entram na Catedral
- 16h15 - Serviço litúrgico - despertar do órgão, canto do Magnificat e Te Deum, consagração do altar, relíquias dos santos colocadas no altar, bênção, acendimento de velas
- 17h - Fim do serviço litúrgico
*horário de Brasília