Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cerca de 35 mil pessoas foram resgatadas por corredores humanitários, diz Zelensky

    Presidente da Ucrânia disse que as autoridades estavam preparando seis corredores humanitários para tirar as pessoas das áreas sob ataque; apenas três foram utilizados

    Mariya KnightHira Humayunda CNN

    O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse, nesta quarta-feira (9), que “ao todo, quase 35 mil pessoas foram resgatadas” através dos corredores humanitários estabelecidos nesta quarta.

    “Hoje conseguimos organizar três corredores humanitários: da cidade de Sumy, da cidade de Kyiv e da região de Kyiv, e da Enerhodar”, disse ele, acrescentando que os esforços continuarão na quinta-feira (10).

    Zelensky disse que as autoridades ucranianas estavam preparando seis corredores humanitários para tirar as pessoas das áreas sob ataque das forças russas.

    “Estamos rezando para poder evacuar as pessoas de Mariupol, de Izium, de Volnovakha, etc. para evacuar para lugares seguros da Ucrânia. “E estou certo de que todo ucraniano que conhece essas pessoas precisará de ajuda para que elas se sintam cuidadas”, disse ele.

    Enquanto algumas rotas foram bem sucedidas na evacuação das pessoas para lugares seguros, outras tiveram que ser abandonadas.

    As autoridades locais em áreas próximas a Kyiv – que estiveram sob ataque por mais de uma semana – disseram que os esforços para evacuar as pessoas para um local seguro falharam na quarta-feira. O conselho municipal de Bucha disse que 50 ônibus haviam sido bloqueados pelos militares russos na vizinha Stoyanka.

    Tópicos