Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chanceler brasileiro liga para colega de Israel e pede liberação de brasileiros

    Mauro Vieira conversou com Eli Cohen para pedir prioridade aos brasileiros que estão em Gaza

    O ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores
    O ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores Carlos Elias Júnior/Fotoarena/Estadão Conteúdo

    Raquel Landimda CNN

    Brasília

    O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, telefonou para seu colega de Israel, Eli Cohen, para pedir prioridade aos brasileiros que aguardam para sair da Faixa de Gaza.

    São 34 brasileiros, metade crianças e boa parte com dupla nacionalidade. O Brasil ficou de fora das três primeiras listas de países contemplados, que incluiu principalmente americanos.

    Ontem à noite (2) Mauro Vieira já havia conversado com o chanceler do Egito, Sameh Shoukry, pedindo pela saída dos brasileiros. O egípcio disse que avaliaria a questão com cuidado hoje (3).

    As autoridades brasileiras estão incomodadas com a falta de critérios claros para a escolha dos estrangeiros que saem da Faixa de Gaza. Há informações de fontes diplomáticas de restrições políticas ao Brasil por manter diálogo com países como Turquia e Irã. Os israelenses negam restrições políticas ao Brasil.

    O ministro brasileiro está reforçando apelos que já vinha fazendo desde o início da guerra a diversos países envolvidos. O presidente Lula também já falou sobre o assunto com o presidente de Israel e do Egito.

    A saída dos brasileiros tem sido prioridade para a diplomacia brasileira. Quando ocupou a presidência do conselho de segurança, o Brasil manteve diálogo com todas as partes do conflito tentando aprovar uma resolução de paz.