Chanceler de Israel diz que país não pretende atacar forças da ONU no Líbano

Nações Unidas dizem que base foi invadida e soldados foram atingidos por tiros

Catherine Nicholls e Lauren Izso, da CNN
Veículo da missão de paz da ONU no Líbano (Unifil)
Veículo da missão de paz da ONU no Líbano (Unifil)  • Reuters
Compartilhar matéria

Israel "não tem intenção" de prejudicar as forças de paz das Nações Unidas no sul do Líbano (Unifil), disse o ministro das Relações Exteriores, Israel Katz.

Katz disse que Israel "dá grande importância às atividades da (Força Interina das Nações Unidas no Líbano) e não tem intenção de prejudicar a organização ou seu pessoal", em uma postagem nas redes sociais.

A ONU disse que o exército israelense disparou contra suas tropas de paz, invadiu uma base, parou um movimento logístico crítico e feriu mais de uma dúzia de seus soldados no sul do Líbano nas últimas semanas.

O diplomata chefe da União Europeia, Josep Borrell, disse na segunda-feira (14) que atacar tropas da ONU era "completamente inaceitável".

Katz alegou nesta quarta-feira (16) que o Hezbollah está usando funcionários da Unifil como escudos humanos, "deliberadamente disparando contra soldados das FDI de locais próximos às posições da Unifil a fim de criar fricção."

Israel "continuará fazendo todos os esforços para evitar prejudicar a Unifil, tudo enquanto se coordena com os comandantes da Unifil e de acordo com o direito internacional", disse Katz.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original