Charles III se reúne com líderes religiosos e da Commonwealth neste domingo

Entre os compromissos do rei britânico está encontro com chefe espiritual da capela onde rainha Elizabeth II será enterrada

David Wilkinson, da CNN, em Londres
Compartilhar matéria

O rei Charles III realiza reuniões no Palácio de Buckingham na tarde deste domingo (11) com líderes religiosos e da Commonwealth, de acordo com um comunicado do palácio.

Espera-se que o rei receba o secretário-geral da Commonwealth e o Deão de Windsor, disse o Palácio de Buckingham. Ele também participará de uma recepção com altos comissários do reino.

O Deão de Windsor é o chefe espiritual da Capela de São Jorge do Castelo de Windsor – onde a rainha Elizabeth será enterrada junto de seus pais, sua irmã e do príncipe Philip.

No sábado, Charles prometeu o resto de sua vida à monarquia depois que ele foi formalmente confirmado como o novo rei do Reino Unido durante uma cerimônia no Palácio de St. James.

Corpo da rainha Elizabeth II deixa Castelo de Balmoral rumo à capital da Escócia

O caixão de carvalho carregando o corpo da rainha Elizabeth II deixou o Castelo de Balmoral, na manhã deste domingo (11), e iniciou uma viagem em cortejo, que levou cerca de seis horas, até a capital escocesa de Edimburgo.

Milhares de pessoas acompanharam o carro na rota que passou por cidades e vilas escocesas como Aberdeen, Dundee e Perth.

Corpo da Rainha Elizabeth deixa Castelo de Balmoral rumo à capital da Escócia / Owen Humphreys/PA Images via Getty Images
Corpo da Rainha Elizabeth deixa Castelo de Balmoral rumo à capital da Escócia / Owen Humphreys/PA Images via Getty Images

O ponto final da viagem é o Palácio de Holyroodhouse, residência oficial da realeza na Escócia, onde o corpo da monarca irá passar a noite.

Desde que a rainha morreu, seu caixão – coberto com o Estandarte Real da Escócia e uma coroa de flores – ficou no salão de baile do Castelo de Balmoral, onde os funcionários tiveram a chance de prestar suas últimas homenagens.

Às 6h deste domingo, no horário de Brasília, os guardas-caça levaram o caixão para um carro funerário à espera para que o caixão da amada monarca pudesse começar sua jornada de seis horas para Edimburgo no Palácio de Holyroodhouse.

A viagem por estrada demora normalmente cerca de três horas, no entanto, foi conduzida lentamente para permitir que as pessoas presenciassem o carro funerário ao longo do percurso e se despedissem.

Uma guarda de honra composta pelo Regimento Real da Escócia saudou o carro funerário na chegada a Edimburgo antes de o caixão ser transferido para a Sala do Trono por um grupo militar.