Chefe de resposta a emergências rebate fake news de Trump: “Isso tem que parar”
Deanne Criswell critica divulgação de notícias falsas relacionadas ao combate a furacões
A desinformação sobre o financiamento federal de emergência ameaça minar a confiança do público no apoio federal e impedir que as pessoas obtenham a ajuda de que necessitam desesperadamente, alertou a administradora da Fema (Agência Federal de Gerenciamento de Emergências), Deanne Criswell, nesta terça-feira (8).
Uma enxurrada de rumores falsos sobre o financiamento da Fema tem atormentado a agência nos últimos dias. O ex-presidente Donald Trump afirmou recentemente, incorretamente, que os fundos da Fema foram utilizados para alojamento de migrantes ilegais.
“Suas acusações são completamente falsas”, disse Criswell a Kate Bolduan da CNN.
“Temos apenas que acabar com esta retórica, porque o que ela está a fazer é colocar medo nas pessoas de que não estaremos lá para as ajudar, e preocupo-me que elas não se registrem para obter assistência conosco e obtenham acesso aos recursos críticos para os quais são elegíveis”, disse ela.
A Fema está pré-posicionando equipes de busca e resgate, assistência médica e do Corpo do Exército para atender às necessidades imediatas das pessoas na Flórida, onde as autoridades esperam um ataque particularmente intenso de Milton, disse Criswell. A agência pode aproveitar a capacidade de aumento, se necessário, e contar com a ajuda de membros de outras agências e departamentos, acrescentou ela.
“Só porque você não vê alguém no chão com uma camisa da Fema, não significa que não temos pessoas lá”, disse Criswell. “Temos pessoas que estão inseridas no centro de operações de emergência do estado. Tenho equipes que andam pelos bairros… As pessoas estão no terreno, disse Criswell”.