China acena aos EUA e diz que pretende neutralizar emissão de carbono até 2060
'Países desenvolvidos precisam se comprometer com a ação climática dentro de suas dificuldades aumentar sua ambição,' disse Xi Jinping
Em seu discurso durante a Cúpula do Clima, o presidente da China, Xi Jinping destacou que o país pretende trabalhar em conjunto com os Estados Unidos para mitigar as emissões de carbono e que até 2060 a China vai passar do “pico do carbono para carbono zero”.
“A China está ansiosa para trabalhar com os Estados Unidos para melhorar a governança global. Nós lutamos por uma sociedade mais equilibrada e priorizamos o meio ambiente, queremos atingir nossas metas climáticas antes de 2030 e a neutralidade na emissão de carbono antes de 2060. Queremos sair do pico do carbono para carbono zero em tempo mais curto que outros países desenvolvidos,” disse o líder chinês, que sinalizou restringir o comércio com países que não cumprirem suas metas climáticas.
Xi Jinping também destacou a importância de países desenvolvidos assumirem metas ousadas de redução de emissões e a necessidade de ajuda aos países em desenvolvimento para que eles também possam atingir suas metas.
“Precisamos pensar no multilateralismo e focar em ações eficazes, pensar em um sistema internacional que cuide das mudanças climáticas e da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Países precisam se comprometer com a ação climática dentro de suas dificuldades, especialmente os desenvolvidos, que precisam aumentar sua ambição para ajudar países em desenvolvimento na transição para o baixo carbono,” disse Xi.
O líder chinês também elencou alguns objetivos da agenda sustentável nos próximos anos.
“Temos que proteger a natureza como nos protegemos a nós mesmos e nos comprometer com o desenvolvimento verde. Proteger o meio ambiente é proteger a produtividade e melhorar o meio ambiente é melhorar a produtividade. Precisamos de equilíbrio da natureza. Precisamos ter uma abordagem centrada nas pessoas para trazer equidade social e justiça.”
(Publicado por Leonardo Lellis)