China celebra 100 anos de Partido Comunista; veja fotos da comemoração

Com mais de 90 milhões de membros, centenário reitera força do partido no país

Anna Gabriela Costa, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A China comemora nesta quinta-feira (1º) os 100 anos de Partido Comunista. Uma celebração com marchas militares, aviões e helicópteros da Força Aérea do Exército, coreografias e coro estudantil foi realizada para marcar a data e reiterar a força do partido no país.

A Praça Tiananmen, em Pequim, foi o palco para o evento que reuniu milhares de pessoas, entre participantes e espectadores, em sincronia para celebrar o dia histórico para os chineses.

O líder comunista e presidente chinês Xi Jinping participou da celebração. Apesar de ser uma organização política decididamente ateísta, o Partido Comunista da China gosta de falar sobre suas origens em termos religiosos.

Atualmente, 95,2 milhões de pessoas são membros do partido – ou 6,7% da população chinesa.

Inicialmente fundado como um partido para camponeses e trabalhadores, o PCCh se tornou cada vez mais diversificado. Em 1982, mudou seu foco para o recrutamento de estudantes universitários e, em 2002, começou a receber empreendedores privados.

Os homens dominam o partido, com as mulheres representando apenas 28,8% dos membros. Todos os sete membros da liderança do partido são homens. Mais da metade dos membros possui ensino superior.

100º aniversário do Partido Comunista
Participantes ensaiam na Praça Tiananmen antes das comemorações que marcam o 100º aniversário do Partido Comunista
Foto: Lintao Zhang/Getty Images

 

Mais Recentes da CNN