China é o quarto maior exportador de armas no mundo

País está atrás dos Estados Unidos, com 43%, da França, com 9,6% e da Rússia, com 7,8%

Da CNN
Compartilhar matéria

Em um desfile militar diante de milhares de pessoas, o presidente da China, Xi Jinping, exibiu a tecnologia bélica do país em um desfile militar nesta quarta-feira (3).

Entre os presentes, estavam o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un. Essa foi a primeira vez em que os três líderes aparecem juntos em um evento público.

A China não é um grande exportador de armas, com um volume muito inferior ao vendido pelos EUA, de acordo com o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo.

Embora a China seja um grande fornecedor de armas para o Paquistão, por exemplo, Pequim foi responsável por apenas 5,9% das exportações globais entre 2020 e 2024, segundo o último relatório do instituto. Com isso, o país ocupa o quarto lugar no ranking, atrás dos EUA, com 43%, da França, com 9,6% e da Rússia, com 7,8%.

O desfile desta quarta-feira (3) foi uma boa oportunidade para a China exibir armas que pode estar disposta a vender para países que buscam fornecedores além dos fornecedores tradicionais, disse o major-general aposentado do Exército australiano Mick Ryan à Lynda Kinkade, da CNN.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original