China e OMS mantêm contato sobre doenças respiratórias, diz ministério

Ministro das Relações Exteriores da China foi questionado sobre alta de casos de metapneumovírus humano (HPMV) no país

Joe Cash e Ryan Woo, da Reuters, Pequim
Bandeira da China em Hong Kong  • 01/10/2022 REUTERS/Tyrone Siu
Compartilhar matéria

O Ministério das Relações Exteriores da China informou nesta sexta-feira (10) que mantém comunicação próxima com a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre doenças respiratórias, quando questionado sobre o aumento dos casos do metapneumovírus humano (HMPV) no país.

"O governo chinês leva a sério a saúde do seu povo e dos cidadãos estrangeiros na China, mas o HMPV não é um vírus novo e circula em humanos há mais de 60 anos", disse Guo Jiakun, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, em coletiva de imprensa.

No seu último relatório, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China afirmou que, assim como em outras partes do hemisfério norte, os casos de HMPV permaneceram em níveis elevados.

“As infecções por HMPV manifestam-se como uma doença autolimitada”, disse Guo. “É alarmista exagerar os vírus comuns como vírus desconhecidos, o que vai contra o bom senso científico."

Na terça-feira, a OMS afirmou estar em contato com autoridades de saúde chinesas e não ter recebido quaisquer relatos de padrões incomuns de surtos.