Chuvas torrenciais causam inundações em regiões do sul do Iêmen
Com casas e estradas danificadas, centenas de famílias ficaram isoladas a espera de resgate

Fortes inundações atingiram a cidade de Áden, no sul do Iêmen, e regiões próximas após dias de chuvas torrenciais, causando destruição generalizada e gerando respostas de emergência.
Nas áreas de cânions a noroeste da cidades, as águas avançaram por canais naturais, aumentando com o volume de chuvas da província vizinha de Lahj, antes de desaguarem no mar.
Muitas casas, algumas construídas ao longo ou diretamente sobre os leitos dos rios, eram vulneráveis às enchentes.
As autoridades locais têm repetidamente instado aqueles que vivem em zonas de alto risco a saírem imediatamente para evitar maiores perigos.
As inundações danificaram casas e estradas, deixando centenas de famílias temporariamente isoladas. Unidades de defesa civil, apoiadas por voluntários da comunidade, iniciaram operações de retirada e conseguiram transferir a maioria dos moradores retidos para um local seguro.
“Equipes relevantes continuam trabalhando no local. Até o momento, não houve registro de vítimas — apenas perdas materiais”, disse Amjad Al-Hussaini, diretor do Gabinete do Governador de Áden.
Na província vizinha de Lahj, no entanto, as inundações destruíram grandes áreas de terras agrícolas e causaram vítimas, mas os números oficiais ainda não foram divulgados.
Analistas observam que as chuvas no sul do Iêmen se intensificaram na última década.
Anos de conflito enfraqueceram severamente os sistemas de drenagem e outras infraestruturas, deixando a região mal equipada para lidar com desastres naturais como as últimas inundações.


