CIA: Informações indicam que programa nuclear do Irã foi muito danificado

Análise preliminar divulgada pela CNN apontava que bombardeio dos EUA não destruiu instalações nucleares

Da CNN Brasil
Imagem de satélite mostra crateras na instalação de enriquecimento de Fordow, no Irã, após ataques dos EUA.  • Reprodução/Reuters
Compartilhar matéria

O diretor da CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos), John Ratcliffe, afirmou nesta quarta-feira (25) que informações confiáveis indicam que o programa nuclear do Irã foi severamente danificado pelos ataques dos EUA e que levaria anos para ser reconstruído.

"Isso inclui novas informações de uma fonte/método historicamente confiável e preciso, de que várias instalações nucleares iranianas importantes foram destruídas e teriam que ser reconstruídas ao longo dos anos", pontuou Ratcliffe em um comunicado.

A declaração é feita um dia após a CNN divulgar uma análise preliminar da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA, produzida cerca de 24 horas após os ataques, que concluiu que o bombardeio americano provavelmente apenas reduziu a capacidade do Irã de produzir uma arma nuclear em questão de meses -- e não o destruiu.

A Casa Branca rejeitou essa avaliação, afirmando que está errada. O presidente Donald Trump alegou que os ataques "obliteraram" a capacidade do Irã de produzir uma arma nuclear.

A diretora de Inteligência Nacional dos EUA, Tulsi Gabbard, também publicou no X nesta quarta que "novas informações" apoiavam que as instalações nucleares do Irã foram destruídas nos ataques.

“Novas informações de inteligência confirmam o que o [presidente Donald Trump] afirmou inúmeras vezes: as instalações nucleares do Irã foram destruídas”, publicou Gabbard, sem apresentar provas.

“Se os iranianos optarem pela reconstrução, terão que reconstruir completamente as três instalações (Natanz, Fordow, Esfahan), o que provavelmente levaria anos", concluiu.