Ciclone Tauktae atinge costa da Índia causando mortes e destruição

Pacientes com Covid-19 em áreas de risco foram transferidos para diversos hospitais do país; segundo as autoridades, 26 pessoas morreram em cinco estados

Fortes ventos e chuvas torrenciais atingiram Mumbai, na Índia, e suas áreas vizinhas devido a um forte ciclone
Fortes ventos e chuvas torrenciais atingiram Mumbai, na Índia, e suas áreas vizinhas devido a um forte ciclone Foto: Ashish Vaishnav/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Jessie Yeung e Esha Mitra, CNN

Ouvir notícia

A Índia foi atingida nesta segunda-feira (17) pela tempestade mais forte já registrada em sua costa oeste, dificultando a resposta das autoridades à crise da  Covid-19  em algumas das regiões mais atingidas do país.

O ciclone tropical Tauktae, uma tempestade com ventos equivalentes a um furacão de categoria 3 que se formou no Mar da Arábia, atingiu o continente na noite desta segunda-feira (17), no horário local, em Gujarat. 

A tempestade se fortaleceu ligeiramente ao atingir o estado ocidental com ventos máximos sustentados de 205 quilômetros por hora (125 mph), de acordo com o Joint Typhoon Warning Center dos Estados Unidos.

Na manhã desta terça-feira (18), o fenômeno havia enfraquecido de uma “tempestade ciclônica extremamente severa” para uma “tempestade ciclônica severa”, de acordo com o Departamento Meteorológico Indiano (IMD).

Fotos e vídeos mostram rodovias transformadas em rios pela chuva forte, além de árvores e linhas de energia derrubadas por ventos ferozes. 

O ciclone matou pelo menos 26 pessoas nos estados costeiros de Gujarat, Kerala, Karnataka, Goa e Maharashtra, de acordo com autoridades estaduais.

Isso ocorre no momento em que a Índia se recupera de uma forte segunda onda de Covid-19, que infectou milhões e matou dezenas de milhares desde seu início, em meados de março. Embora os números diários de casos tenham começado a diminuir na última semana, as mortes relacionadas à Covid-19 continuam batendo recordes e a crise está longe de terminar –  especialmente nas áreas rurais com menos recursos e suprimentos médicos.

Índia passou de 24 milhões de infecções por Covid-19
Com mais de 4 mil casos pelo terceiro dia seguido, Índia passou de 24 milhões de infecções por Covid-19
Foto: Mayank Makhija – 13.mai.2021/NurPhoto via Getty Images

Os pacientes com Covid-19 estavam entre as centenas de milhares de pessoas evacuadas de áreas baixas nesta semana, enquanto a região se preparava para a chegada do ciclone. 

Em Mumbai, 580 pacientes de centros de atendimento improvisados foram transferidos para vários hospitais na última sexta-feira e no sábado, de acordo com a corporação municipal da cidade.

(Esse texto é uma tradução. Para ler a versão original, em inglês, clique aqui)

Mais Recentes da CNN