Cientistas com descobertas em mecânica quântica ganham Nobel de Física
Segundo a organização, estudo premiado dá oportunidades para o desenvolvimento da próxima geração de tecnologia, criptografia, computadores e sensores quânticos

Os cientistas John Clarke, Michel Devoret e John Martinis ganharam o Prêmio Nobel de Física de 2025 pela “descoberta do tunelamento mecânico quântico macroscópico e da quantização de energia em um circuito elétrico”, anunciou a entidade que concede o prêmio na terça-feira.
“O Prêmio Nobel de Física deste ano proporcionou oportunidades para o desenvolvimento da próxima geração de tecnologia quântica, incluindo criptografia quântica, computadores quânticos e sensores quânticos”, afirmou a organização em um comunicado.
Os três vencedores residem nos Estados Unidos, mas Clarke é britânico e Devoret é francês, apenas Martinis é americano.
O Prêmio Nobel de Física é concedido pela Real Academia Sueca de Ciências e inclui um prêmio total de 11 milhões de coroas suecas (US$ 1,2 milhão), que é dividido entre os vencedores, caso haja vários, como costuma acontecer.
As premiações foram estabelecidas pelo testamento de Alfred Nobel, que acumulou uma fortuna com sua invenção da dinamite. Desde 1901, com interrupções ocasionais, os prêmios reconhecem anualmente realizações em ciência, literatura e paz. Economia foi uma adição posterior.
A física foi a primeira categoria mencionada no testamento de Nobel, provavelmente refletindo a proeminência da área durante sua gestão. Hoje, o Prêmio Nobel de Física continua sendo amplamente considerado o prêmio de maior prestígio na disciplina.
Os vencedores anteriores do Prêmio Nobel de Física incluem algumas das figuras mais influentes da história da ciência, como Albert Einstein, Pierre e Marie Curie, Max Planck e Niels Bohr, um pioneiro da teoria quântica.
O prêmio do ano passado foi conquistado pelo cientista americano John Hopfield e pelo britânico-canadense Geoffrey Hinton por avanços em aprendizado de máquina que impulsionaram o boom da inteligência artificial, um desenvolvimento sobre o qual ambos também expressaram preocupações.
Mantendo a tradição, o prêmio Nobel de Física é o segundo concedido esta semana, depois que dois cientistas americanos e um japonês ganharam o prêmio de Medicina por avanços na compreensão do sistema imunológico. O prêmio de Química será entregue na quarta-feira.
Os prêmios de Ciência, Literatura e Economia serão entregues aos laureados pelo rei sueco em uma cerimônia em Estocolmo no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel, seguida de um banquete suntuoso na prefeitura.
O prêmio da Paz, que será anunciado na sexta-feira (7), será entregue em uma cerimônia separada em Oslo.