Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cientistas usam equipamento inovador para medir derretimento de geleiras nos Andes

    Dispositivo poderá aferir em tempo real a massa dos glaciares da Bolívia

    Cientistas bolivianos monitoram derretimento de geleiras com nova tecnologia
    Cientistas bolivianos monitoram derretimento de geleiras com nova tecnologia Gerd Dercon / Agência Internacional de Energia Atômica

    Monica Machiacoda Reuters

    Cientistas na Bolívia vão utilizar um novo equipamento para rastrear mudanças em geleiras de forma ultraveloz.

    Um dispositivo instalado no pico Huayna Potosí vai medir em tempo real a massa dos glaciares, sendo uma alternativa a métodos mais antigos, que entregam resultados muito mais lentos.

    Edson Ramírez, especialista em geleiras na Universidade Mayor de San Andrés, na Bolívia, afirmou que o equipamento pode fazer medições de hora em hora da massa glaciar, em comparação com métodos clássicos que só podem realizar leituras mensais ou anuais.

    “O tempo que levaremos para fazer [a análise] é muito pequeno ou em tempo real”, disse.

    Ele acrescentou que as medições podem ajudar a calcular as taxas de derretimento ou quanto de vida uma geleira ainda tem.

    As geleiras têm um papel fundamental no abastecimento de água nos Andes, e estudos mostraram que elas fornecem cerca de 27% da água na região de Cordillera Real, na Bolívia, durante a temporada de seca.

    Ondas de calor e secas têm pressionado os sistemas de abastecimento de água na América do Sul, tornando a medição mais precisa das geleiras uma ferramenta crucial.