CNN Mundo: Como a nova gestão do BID pode impactar o Brasil

Banco Interamericano de Desenvolvimento pela primeira vez tem presidente americano: o advogado Mauricio Claver-Carone

Da CNN,

em São Paulo

Ouvir notícia

O que esperar da gestão do advogado americano Mauricio Claver-Carone, recentemente eleito presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)? E como essa mudança impactará o Brasil?

Para responder a essa questão, no CNN Mundo desta semana, o analista de assuntos internacionais da CNN, Lourival Sant’Anna, entrevista Sérgio Gusmão Suchodolski, presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da Associação dos Bancos de Desenvolvimento e ex-diretor do Banco do Brics.

Leia também:
Guedes perdeu disputa com Itamaraty sobre posição do Brasil na eleição do BID

Mauricio Claver-Carone foi eleito presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por indicação dos Estados Unidos. É a primeira vez que o BID não é dirigido por um latino-americano desde a sua fundação, em 1959. 

O Brasil tinha um candidato para o cargo, mas abriu mão e apoiou os Estados Unidos. A Argentina também tinha, porém foi derrotada na disputa. O que esperar da gestão de Claver-Carone? 

Suchodolski comenta, ainda, a importância do BID para o Brasil – que teve como um de seus idealizadores o ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek.

Tópicos

Mais Recentes da CNN