Colisão de bonde em Portugal se deve a problemas com cabo, diz relatório
Pelo menos 16 pessoas morreram e outras 22 ficaram feridas no acidente

Problemas com um cabo provavelmente fizeram com que um funicular de Lisboa, popular entre turistas, despencasse morro abaixo, de acordo com um relatório preliminar. Pelo menos 16 pessoas morreram e outras 22 ficaram feridas na colisão do bondinho com um prédio.
O vagão amarelo, que transporta pessoas para cima e para baixo em uma encosta íngreme na capital portuguesa, atingiu um prédio após sair dos trilhos na quarta-feira (3), a poucos metros de seu gêmeo na base de uma colina íngreme.
O Gabinete de Investigação de Acidentes Aéreos e Ferroviários de Portugal divulgou no sábado (6) o seu primeiro relatório investigativo sobre o acidente.
O relatório disse que as cabines haviam se deslocado "não mais do que seis metros" quando "perderam repentinamente a força de equilíbrio fornecida pelo cabo que as conectava".
"A cabine nº 2 deu ré repentinamente, parando seu movimento aproximadamente 10 metros adiante devido à sua excursão parcial além do final dos trilhos e ao enterramento da parte inferior do trambolho (bonde) no final da vala do cabo", afirmou.
"A cabine nº 1, no alto da Calçada da Glória, continuou seu movimento descendente, aumentando sua velocidade.
O relatório acrescentou: "O guarda-freio da cabine acionou imediatamente o freio pneumático e o freio de mão para tentar interromper o movimento. Essas ações não tiveram efeito em parar ou reduzir a velocidade da cabine, que continuou acelerando ladeira abaixo."
O documento também diz que um exame dos destroços mostrou que "o cabo de conexão havia cedido" no ponto de fixação à cabine no topo da colina.
Um relatório final será publicado posteriormente.


