Conclave: Quem é o cardeal que usa branco na eleição do papa?

Cardeais se reúnem na Capela Sistina para escolher próximo líder da Igreja Católica

Tiago Tortella, da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

Um dos cardeais na Capela Sistina chamou a atenção nesta quarta-feira (7) por estar usando vestes brancas, diferindo da maioria dos clérigos, que usavam as conhecidas batinas vermelhas e brancas.

O cardeal é Timothy Radcliffe. Ele foi proclamado cardeal pelo papa Francisco em 7 de dezembro de 2024 -- ou seja, meses antes de sua morte.

O especialista em Vaticano da CNN, Raylson Araújo, explica que Radcliffe solicitou isenção de se vestir como um cardeal, o que foi concedido por Francisco.

De toda forma, ele ainda possui o direito de votar no conclave.

Quem é o cardeal Timothy Radcliffe?

O cardeal Timothy Peter Joseph Radcliffe nasceu em Londres em 22 de agosto de 1945 e ingressou na Ordem Dominicana em 1965.

Após concluir seus estudos em Oxford e Paris, começou a lecionar a Sagrada Escritura na Universidade de Oxford.

Ele foi ordenado sacerdote em 2 de outubro de 1971 e é ativamente engajado no movimento pela paz.

Ele é integrante da Agência da Igreja Católica da Inglaterra e do País de Gales (CAFOD), que é engajada em apoio à caridade e trabalho de desenvolvimento em países estrangeiros).

Também faz parte da Comissão Teológica da Caritas Internacional. Ele recebeu títulos honorários da Universidade de Oxford e de outras instituições acadêmicas na França, Itália e Estados Unidos. Em 2007, recebeu o Prêmio Michael Ramsey de escrita teológica.

Radcliffe foi criado e proclamado cardeal pelo papa Francisco no consistório de 7 de dezembro de 2024.