Confira nove relógios de luxo impressionantes que chegam ao mercado neste ano

Novos modelos foram apresentados na feira Watches & Wonders, que voltou a ser realizada presencialmente em 2022

Parmigiani foi uma das relojoarias que surpreendeu ao apresentar novos modelos neste ano
Parmigiani foi uma das relojoarias que surpreendeu ao apresentar novos modelos neste ano Foto: Parmigiani Fleurier

Alex Doakda CNN

Ouvir notícia

Após dois anos de interrupção devido à pandemia, o mundo dos relógios de luxo se concentrou em Genebra, na Suíça, para conferir as últimas tendências e os novos modelos mais empolgantes na feira anual Watches & Wonders, uma das maiores feiras de relógios do mundo.

Com a presença de quase todas as marcas e CEOs de peso do mercado, o evento de seis dias permitiu conhecer mais da relojoaria suíça, uma indústria que gerou mais de US$ 24 bilhões em exportações em 2021 (cerca de R$ 112 bilhões) — se igualando aos níveis pré-pandemia, e crescendo 2,7% em relação a 2019, segundo a Federação da Indústria Relojoeira Suíça.

Como muitos setores de artigos de luxo, a relojoaria foi afetada pela Covid-19 de várias maneiras, desde o fechamento de butiques até a paralisação da produção nas montanhas do Jura, onde a maioria das fábricas de relógios está localizada desde o século XIX.

Mas assim como fizeram na década de 1980 — quando confrontados com a nova e mais barata tecnologia de quartzo da Ásia — os relógios de luxo provaram seu apelo emocional duradouro ao se recuperar em pouco tempo.

A recuperação pode ser devido a compradores ricos que buscam investimentos tangíveis em meio à incerteza econômica ou até mesmo tendo mais dinheiro disponível após meses sem férias e entretenimento. E tendo sido realizada virtualmente nos últimos dois anos, a Watches & Wonders pretendia capitalizar a demanda reprimida com uma feira que recebeu mais de 22 mil visitantes.

Muitas das inovações apresentadas neste ano estavam em desenvolvimento muito antes da pandemia, mas foram colocadas em exibição pela primeira vez.

Em todos os salões da Watches & Wonders, encerrada na semana passada, os visitantes se deliciaram com as vitrines apresentando um verdadeiro arco-íris de relógios coloridos, inovações em cerâmica e titânio, pulseiras intercambiáveis, muitas funções de viagem e modelos especializados para diversas ocasiões.

“Sempre parece que toda a indústria de relógios teve uma discussão prévia para concordar com as principais tendências”, disse o CEO da fabricante de relógios IWC, Christoph Grainger-Herr, enquanto visitava o pavilhão de contêineres da marca histórica. “No ano passado, houve uma grande presença do verde. Após a pandemia, vimos uma explosão de cores em todas as direções, e acho que há uma brincadeira que voltou”, completou.

“É fantástico estar de volta”, entusiasmou-se Karl-Friedrich Scheufele, co-CEO da Chopard, do alto de seu próprio pavilhão reluzente com painéis de madeira, “porque não há nada como mostrar relógios e peças de joalheria em tempo real, para pessoas reais… E isso é insubstituível”, disse ele.

Confira nove dos relógios mais atraentes em exibição na Watches & Wonders deste ano:

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN