Conheça arcebispo brasileiro que integra organização do funeral do papa
Natural de Sertãozinho, Ilson de Jesus Montanari ocupa uma das posições mais altas da administração católica

Compondo o alto escalão administrativo da Igreja Católica, o arcebispo brasileiro dom Ilson de Jesus Montanari é um dos responsáveis por organizar o funeral do papa Francisco, além do conclave, cerimônia que escolherá o próximo pontífice.
Natural de Sertãozinho, interior de São Paulo, dom Ilson, de 66 anos, é o vice-camerlengo do Vaticano, tendo sido nomeado por Francisco em maio de 2020.
O cargo é um dos mais altos na hierarquia administrativa da Igreja, trabalhando ao lado do cardeal irlandês-americano e camerlengo Kevin Farrell.
Segundo a Santa Sé, o vice-camerlengo auxilia o camerlengo no desempenho de suas funções, que incluem a certificação formal do falecimento do papa, bem como o cuidado e a administração dos bens temporais da Santa Sé durante o período de sede vacante (intervalo entre a morte do pontífice e a eleição de um sucessor).
Conheça dom Ilson de Jesus

Ilson de Jesus Montanari nasceu na cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo, em 18 de julho de 1959.
Em agosto de 1989, aos 30 anos, entrou pela primeira vez para Igreja e foi consagrado padre na Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), mesma cidade onde estudou direito, economia e filosofia.
Quatro anos antes, estudou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Mais de vinte anos depois, em outubro de 2013, foi nomeado pelo papa Francisco como secretário do Dicastério para os Bispos, órgão responsável por auxiliar o pontífice com a nomeação de novos bispos e a criação de dioceses [unidades territoriais administradas por bispos].
Ainda em outubro do mesmo ano, ele foi nomeado arcebispo titular Caput Cilla, antiga diocese romana que, apesar de não existir mais, é considerada uma sede titular pela Igreja.
Um mês depois se tornou bispo ordenado.
Apesar de integrar hoje um posto alto na administração da Igreja, o clérigo ainda é oficialmente secretário do Dicastério.
Dom Ilson de Jesus mora hoje na Casa Paolo VI, fundação que acolhe clérigos e funcionários da cúria romana, na capital da Itália.
O Vaticano confirmou a participação do vice-camerlengo no rito de fechamento do caixão do papa, que acontecerá nesta sexta-feira (25).