Conselho em Minneapolis vê alternativa para substituir polícia

Maioria pede veto do conselho que, no domingo (07), pediu a dissolução do Departamento de Polícia após a morte de George Floyd

Da Reuters
Compartilhar matéria
Painel homenageia George Floyd em Minneapolis, no estado americano de Minnesota

Painel homenageia George Floyd em Minneapolis, no estado americano de Minnesota

Foto: Nicholas Pfosi/Reuters (4.jun.2020)

Quatro membros do Conselho Municipal de Minneapolis, favoráveis à substituição do Departamento de Polícia da cidade, apresentaram, nessa segunda-feira (08), planos para alterar repasses de verbas a programas baseados na comunidade, a fim de reduzir a violência e limitar a necessidade de uma força armada de policiamento. 

O conselheiro Jeremiah Ellison disse, em teleconferência com a imprensa, que as discussões com a comunidade podem durar um ano, até que se desenvolva “um aparato inteiramente novo para a segurança pública”, em substituição ao Departamento de Polícia de Minneapolis.

"Acredito que há um erro que muitas pessoas estão cometendo ao pensar que estamos falando em abolir a segurança," disse Ellison. "Não. Estamos falando em abolir uma estrutura fracassada de uma polícia que não nos mantém seguros”.

Ellison foi parte de uma maioria à prova de veto do conselho que, no domingo (07), pediu a dissolução do Departamento de Polícia após a morte de George Floyd, um homem negro desarmado, morto após um policial se ajoelhar sobre seu pescoço por quase nove minutos.

Leia também:

Após morte de Floyd, Minneapolis vota para acabar com ações de ‘estrangulamento’

Minneapolis: polícia divulga telefonema que levou guardas até George Floyd

Outros 3 policiais envolvidos na morte de Floyd são formalmente acusados

A conselheira Alondra Cano disse que espera uma emenda à proposta de orçamento do prefeito Jacob Frey, nas próximas semanas, e afirmou que vai buscar redirecionar verbas para “estratégias de segurança comunitárias” para o "novo sistema de segurança que todos querem criar”.

Ellison disse que quer angariar apoio para programas locais bem-sucedidos, como um que conecta pessoas com problemas psiquiátricos a terapeutas e outro que retira crianças de gangues.