Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    COP28: Governador do ES assina decreto para substituir combustíveis fósseis de frota leve por biocombustíveis

    Medida faz parte de esforços do estado para atingir a neutralidade carbônica até 2050

    O governador reeleito do Espírito Santo Renato Casagrande
    O governador reeleito do Espírito Santo Renato Casagrande Divulgação/PSB

    Mathias Broteroda CNN

    em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

    O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assina, neste domingo (3), durante a COP28, em Dubai, um decreto para substituir combustíveis fósseis, usados em parte da frota de seu governo, por biocombustíveis.

    Por meio das redes sociais, o governador escreveu que a medida vai trocar 10 milhões de litros de combustíveis fósseis dos veículos leves.

    “Isso significa 16,5 mil toneladas de CO2 evitados anualmente, o equivalente ao plantio de 2.700 hectares todos os anos”, escreve.

    Com o objetivo de atingir a neutralidade carbônica até 2050, o governador ainda assinará um decreto que cria o Programa Capixaba de Carbono e Soluções Baseadas na Natureza. A ideia da proposta é orientar as ações voltadas para a emissão, validação, verificação, comercialização e registro dos créditos de carbono.

    Casagrande ainda aproveitará a conferência do clima da ONU para lançar o Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização de Gases do Efeito Estufa, que traz os resultados da análise do inventário de emissões existentes de GEE. O plano pode ajudar a definir as metas de redução de carbono do estado.

    A conferência deste ano é marcada pela primeira etapa do Global Stocktake, uma ferramenta usada para medir a implementação, ou não, das metas estabelecidas pelos países durante o Acordo de Paris.

    Veja também – França deve travar acordo Mercosul-UE; Lula diz que país é “muito protecionista”