Coreia do Norte chama incursão da Ucrânia na Rússia de ato de terror
Agência de notícias KCNA disse que a investida ucraniana é um produto da política de confronto anti-Rússia dos Estados Unidos
A Coreia do Norte condenou a incursão da Ucrânia na Rússia como um ato de terror imperdoável apoiado por Washington e pelo Ocidente, acrescentando que sempre apoiará a Rússia na tentativa de proteger a sua soberania, informou a mídia estatal neste domingo (18).
A agência de notícias KCNA disse que a investida da Ucrânia na Rússia é um produto da política de confronto anti-Rússia dos Estados Unidos, que está levando a situação à beira da Terceira Guerra Mundial.
Os EUA entregaram somas “astronômicas” de armas letais ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse a reportagem.
“Condenamos veementemente o ataque armado contra o território russo pelo regime fantoche de Zelensky, sob o controle e apoio dos Estados Unidos e do Ocidente, como um ato imperdoável de agressão e terror”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte em comunicado, segundo a KCNA.
A Coreia do Norte reforçou os laços com a Rússia no ano passado, com duas reuniões dos seus líderes, que prometeram uma cooperação mais estreita em todas as áreas.
Em junho, o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente russo Vladimir Putin assinaram um pacto em Pyongyang sobre uma “parceria estratégica abrangente” que incluía um acordo de defesa mútua.
A Coreia do Sul, a Ucrânia e os Estados Unidos acusaram a Coreia do Norte de fornecer artilharia e mísseis à Rússia para uso na guerra contra a Ucrânia. A Coreia do Norte e a Rússia negaram as acusações.
Veja o que sabemos sobre a incursão da Ucrânia em território russo