Coreia do Norte diz que não vai ignorar nenhum tipo de provocação militar

País alertou que serão necessárias "contramedidas militares esmagadoras" contra o que chamou de provocações deliberadas da Coreia do Sul

Heekyong Yang, da CNN, Jack Kim, da Reuters
Compartilhar matéria

A Coreia do Norte alertou neste sábado (15) - considerando o fuso horário local - que serão necessárias "contramedidas militares esmagadoras" contra o que chamou de provocações deliberadas da Coreia do Sul, já que as tensões continuam altas após os lançamentos de mísseis balísticos da Coreia do Norte nas últimas semanas.

O aviso de um porta-voz não identificado do Exército do Povo da Coreia do Norte (KPA) veio um dia após disparar um míssil balístico de curto alcance no mar e centenas de tiros de artilharia perto da fronteira com o sul.

Unidades da linha de frente do KPA realizaram disparos de artilharia na sexta-feira para enviar um alerta claro para "repetidas provocações dos inimigos nas áreas de frente", disse o porta-voz em comunicado divulgado pela agência de notícias oficial do Norte, KCNA.

"No futuro, também, nosso exército nunca permitirá qualquer provocação por parte dos inimigos que aumentam a tensão militar na península coreana, mas tomará contramedidas militares completas e esmagadoras", afirmou.

A Coreia do Norte também voou aviões de guerra perto da fronteira militar com o Sul na sexta-feira (14), levando o Sul a enviar caças.

A Coreia do Sul disse na sexta-feira que seu fogo de artilharia era um exercício "regular e legítimo".