Coroa de diamantes é recuperada após roubo no Louvre, diz mídia
Ministério do Interior afirmou que uma lista detalhada dos itens roubados está sendo compilada
A ministra da Cultura, Rachida Dati, disse à emissora de TV francesa TF1 que uma joia foi encontrada perto do Louvre e estava sendo avaliada.
A TF1 e o jornal Le Parisien informaram que a peça recuperada era a coroa da Imperatriz Eugénie, esposa de Napoleão III. A peça de ouro ornamentada, com 1.354 diamantes e 56 esmeraldas, foi danificada no roubo, disseram.
O Le Parisien disse que uma segunda joia também foi recuperada, mas não a identificou.
O museu fechou na manhã desta domingo (19), após um assalto organizado por um grupo de três ou quatro pessoas.
O Ministro do Interior, Laurent Nuñez, disse à rádio France Inter: "Um grande assalto ocorreu esta manhã na Sala Apollo. Indivíduos entraram no Museu do Louvre pelo lado de fora, usando um elevador de carga externo posicionado em um caminhão."
A Sala Apollo abriga as Joias da Coroa Francesa, além de tesouros, incluindo a coleção de vasos de pedra dura de Luís XIV.
Os ladrões arrombaram uma janela usando uma esmerilhadeira e roubaram joias de “valor sentimental e inestimável”, acrescentou o ministro do Interior.
Uma lista detalhada dos itens roubados está sendo compilada, informou o Ministério do Interior em um comunicado. "Além do valor de mercado, os itens têm valor patrimonial e histórico inestimáveis", acrescentou.