Cúpula no Egito reunirá Trump, Macron, Meloni e outros líderes mundiais

Evento em Sharm el-Sheikh pretende discutir soluções para Gaza e firmar novo pacto de paz

Sophie Tanno, da CNN
Foto divulgada pela Casa Branca mostra Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, pedindo desculpas ao Catar por ataque contra integrantes do Hamas na capital do país
Foto divulgada pela Casa Branca mostra Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, pedindo desculpas ao Catar por ataque contra integrantes do Hamas na capital do país  • Reprodução/Kevin Liptak
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, co-presidirão uma cúpula sobre Gaza na cidade turística de Sharm el-Sheikh, no Mar Vermelho, nesta segunda-feira (13) à tarde.

Eles receberão líderes mundiais de mais de 20 países. Entre os que confirmaram presença estão o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, o presidente francês Emmanuel Macron, o chanceler alemão Friedrich Merz, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez.

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan também participará, informou a Reuters, citando a emissora turca NTV.

Além disso, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que participará, assim como o presidente do Conselho Europeu, António Costa, informou um funcionário da União Europeia no domingo, segundo a Reuters.

A cúpula, que deve incluir uma cerimônia de assinatura de paz, terá como objetivo “fortalecer os esforços de paz e estabilidade no Oriente Médio”, de acordo com um porta-voz da presidência egípcia.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
InternacionalVer original