Delegações da Ucrânia e dos EUA se reunirão mais uma vez sobre plano de paz

Diplomatas discutem detalhes de proposta de Trump para fim da guerra com a Rússia

Da Reuters
Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em Paris  • 4/9/2025 LUDOVIC MARIN/Pool via REUTERS
Compartilhar matéria

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (27) que delegações da Ucrânia e dos Estados Unidos se reunirão ainda esta semana para elaborar uma fórmula discutida nas negociações em Genebra, visando a paz e a garantia de segurança para Kiev.

"Nossa equipe, juntamente com representantes americanos, se reunirá no final desta semana para avançarmos nos pontos que definimos como resultado das negociações em Genebra, de forma a nos conduzir ao caminho da paz e das garantias de segurança", disse Zelensky em seu pronunciamento diário em vídeo.

"Haverá um encontro de delegações. A delegação ucraniana estará bem preparada e focada em um trabalho produtivo", adicionou.

Não ficou claro exatamente quando será a reunião.

O presidente dos EUA, Donald Trump, lidera os esforços para garantir um acordo que ponha fim à guerra que já dura quase quatro anos.

Os detalhes de um plano de paz apoiado pelos EUA, que vieram à tona na semana passada, alarmaram autoridades ucranianas e europeias, que temiam que a proposta favorecesse fortemente Moscou ao ceder a exigências russas.

Alguns dos pontos mais preocupantes são a proibição da entrada da Ucrânia na Otan, a consolidação do controle de Moscou sobre um quinto da Ucrânia e a limitação do tamanho do Exército ucraniano.

Negociações do lado russo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira (26) que acredita que os Estados Unidos entendem a complexidade de se chegar a um acordo de paz na Ucrânia. 

O presidente russo não forneceu mais detalhes sobre a retomada dos contatos e das negociações com autoridades americanas com o objetivo de chegar a um acordo para pôr fim à guerra na Ucrânia. 

Mais cedo, o Kremlin informou que o enviado do presidente do presidente EUA, Donald Trump, Steve Witkoff, viajará a Moscou na próxima semana com outros altos funcionários americanos para conversas com autoridades russas sobre um possível plano de paz para a Ucrânia.