Deslizamento de terra no Sudão deixa mais de mil mortos
Incidente ocorre após dias de fortes chuvas no oeste do país; apenas uma pessoa sobreviveu ao desmoronamento

Pelo menos mil pessoas morreram em um deslizamento de terra que destruiu uma vila na área das Montanhas Marra, no oeste do Sudão, deixando apenas um sobrevivente, informou o Movimento/Exército de Libertação do Sudão na segunda-feira (1º).
O deslizamento, que aconteceu no domingo (31) ocorreu após dias de fortes chuvas, disse o grupo liderado por Abdelwahid Mohamed Nour em um comunicado.
O grupo, que controla a área localizada na região de Darfur, apelou às Nações Unidas e às agências internacionais de ajuda para ajudar a recuperar os corpos das vítimas, incluindo homens, mulheres e crianças. A vila “foi completamente arrasada”, acrescentou o movimento.
Fugindo da guerra violenta entre o exército sudanês e as Forças de Apoio Rápido (RSF) paramilitares no estado de Darfur do Norte, os moradores buscaram abrigo na área das Montanhas Marra, onde alimentos e medicamentos são insuficientes.
A guerra civil de dois anos deixou mais da metade da população enfrentando níveis críticos de fome e expulsou milhões de pessoas de suas casas, com a capital do estado de Darfur do Norte, Al-Fashir, sob fogo.



