Dezenas de pessoas protestam após Trump enviar militares para Portland

Presidente dos EUA diz que tropas serão usadas para proteger instalações federais de imigração contra "terroristas domésticos"

Da Reuters
Protestos após Trump ordenar o envio de tropas para Portland  • Reuters
Compartilhar matéria

Várias dezenas de pessoas se reuniram no domingo (28) para protestar contra a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de enviar forças militares para a cidade de Portland, governada pelos democratas.

O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, ordenou que 200 soldados da Guarda Nacional do Oregon fossem mobilizados sob autoridade federal, enquanto o estado entrou com uma ação judicial desafiando Trump.

O presidente americano anunciou no sábado (27) planos de enviar tropas para Portland, dizendo que elas seriam usadas para proteger instalações federais de imigração contra "terroristas domésticos" e que ele estava autorizando-os a usar "força total, se necessário".

O envio de forças militares de Trump para outros municípios liderados por democratas, incluindo Los Angeles e Washington, DC, gerou contestações legais e protestos.

O processo do Oregon foi movido contra Trump, Hegseth e a Secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, em um tribunal federal em Portland, no domingo (28), pelo Procurador-Geral Democrata do Oregon, Dan Rayfield. O processo acusa Trump de exceder seus poderes.