Dia da Independência da Venezuela: descubra 10 coisas únicas sobre o país
Nesta segunda-feira (5), a Venezuela completa 210 anos como um país independente
Apesar da crise econômica e social, a Venezuela é uma terra de belas paisagens que inspiram até filmes de animação, e também tem verdadeiros talentos que vão da medicina ao esporte.
Este 5 de julho é o Dia da Independência da Venezuela, um bom momento para conhecer 10 coisas que talvez você não saiba sobre o país sul-americano.
1 - A Venezuela tem a maior cachoeira do mundo
Ela já estrelou filmes da Disney/Pixar. Localizada no parque Nacional Canaima, na região sudeste do país, a Cachoeira Angel é a mais alta do mundo, segundo o Guinness World Records.
A cachoeira foi descoberta em 1933 pelo piloto americano Jimmie Angel, e é 19 vezes mais alta do que as cataratas do Niágara, na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá. O Parque Nacional Canaima também é um Patrimônio da Humanidade, como reconhecido pela Unesco em 1994.

2 - O relâmpago de Catatumbo
Em Maracaibo, cidade que fica na região oeste da Venezuela, acontece um fenômeno meteorológico sem igual no mundo. A bacia do lago de Maracaibo testemunha, entre abril e novembro, uma tempestade elétrica "permanente" que pinta os céus desta região de roxo e de rosa. O Catatumbo foi reconhecido pelo Guiness em 2013 como "maior concentração de raios".
3 - Rainhas da beleza
A Venezuela não somente é o país sul-americano com mais coroas de Miss Universo e Miss Mundo, mas também a única nação no mundo a obter duas coroas consecutivas no Miss Universo. O feito foi alcançado em 2009, quando Stefania Fernández foi eleita a mulher mais bonita do mundo, sucedendo a compatriota Dayana Mendoza, que venceu a edição de 2008 do concurso. No total, a Venezuela tem sete coroas de Miss Universo e seis coroas de Miss Mundo.

4 - A Venezuela faz parte da área de maior biodiversidade do mundo
O Guiness também coloca a Venezuela como país com maior número de espécies endêmicas (que só se desenvolvem em uma região específica) dos Andes Tropicais, que inclui, além da Venezuela, também Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
5 - A maior arepa do mundo
Este é um assunto delicado para venezuelanos e colombianos. Embora não se saiba em qual país de fato surgiu a arepa, sabemos que o recorde mundial da maior arepa é precisamente da Venezuela.
Em 23 de março de 2011, a marca Harina Pan, das Empresas Polar, cozinhou a maior arepa do mundo. O quitute pesava 493,2 quilos e podia alimentar 2.800 pessoas.

6 - Jogadores de beisebol
O principal esporte da Venezuela é o beisebol. Várias das expressões idiomáticas da Venezuela são inspiradas no esporte, inclusive.
Então não é surpresa que a Venezuela seja o segundo país latino-americano com mais jogadores na Major League, que reúne as principais competições de beisebol dos Estados Unidos. Em 2018, 74 jogadores venezuelanos fizeram parte da temporada.
7 - Artilheiro da Major League de futebol
Em 2018, o jogador do Atlanta United Josef Martinez se tornou o artilheiro da temporada na principal competição de futebol dos Estados Unidos, a Major League Soccer (MLS). Até 24 de agosto de 2018, Martinez marcou 28 gols, e permanece como o único jogador da MLS a ser duas vezes homenageado como "jogador do mês".
8 - A vacina contra hanseníase foi inventada na Venezuela
O médico e cientista Jacinto Convit criou a vacina contra a hanseníase em 1987. Por esta descoberta, Convit recebeu em 1987 o Prêmio Príncipe das Astúrias pela sua vida dedicada à investigação científica.
Em 1988, Convit foi indicado para o Prêmio Nobel de Medicina. O cientista nasceu em Caracas, em 11 de setembro de 1913, e morreu no dia 12 de maio de 2014, aos 100 anos.
9 - O bisturi de diamante, uma ideia venezuelana
Humberto Fernández Morán foi um cientista e médico-cirurgião da Universidade Central da Venezuela que inventou o processo da confecção de lâminas de diamante, que permitem cortes precisos ao nível molecular. No total, ele possui cinco patentes nos Estados Unidos. O cientista também foi contratado pela Nasa para integrar a equipe do projeto Apollo. Morán nasceu em Maracaibo, em 18 de fevereiro de 1924, e morreu em Estocolmo, na Suécia, em 17 de março de 1999, aos 75 anos.
10 - País do petróleo
A Venezuela possui as maiores reservas de petróleo do mundo. Segundo a agência americana Energy Information Administration, o país latino-americano tem uma reserva de 298 bilhões de barris, número oito vezes maior do que as reservas dos Estados Unidos.
