Diplomatas argentinos expulsos da Venezuela chegam a Buenos Aires
Grupo teve que sair do país após o governo da Argentina não reconhecer a vitória de Nicolás Maduro
Diplomatas argentinos que foram expulsos da Venezuela após as eleições presidenciais chegaram a Buenos Aires, neste sábado (3).
A delegação argentina, liderada pelo encarregado de Negócios Andrés Mangiarotti, foi recebida pelo vice-chanceler Leopoldo Sahores.
“Esta manhã chegou ao aeroporto de Ezeiza o pessoal diplomático, militar e administrativo que desempenhava funções na Embaixada da Argentina na Venezuela e que teve que deixar esse país, junto com suas famílias, na sequência da intimação do governo de Nicolás Maduro feita em 29 de julho”, afirma o comunicado divulgado pela chancelaria argentina no X (antigo Twitter).
Regresó a Buenos Aires el personal de la Embajada Argentina en Venezuela junto a sus familiares
Esta mañana arribó al Aeropuerto de Ezeiza el personal diplomático, militar y administrativo que prestaba funciones en la Embajada Argentina en Venezuela y que debió abandonar dicho… pic.twitter.com/M6IkwUigfF
— Cancillería Argentina 🇦🇷 (@Cancilleria_Ar) August 3, 2024
O governo de Nicolás Maduro expulsou do país os diplomatas argentinos, assim como de outros países latino-americanos, após a recusa de reconhecer o líder chavista como vencedor das eleições presidenciais.
Mas o caso da Argentina ganhou especial relevância devido à presença de vários refugiados venezuelanos que estão na embaixada desde março.
O Brasil assumiu a representação diplomática e a proteção dos refugiados nesta quinta-feira (1).