Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Documentário da Coreia do Norte mostra Kim Jong Un “enfrentando dificuldades”

    Filme narrou uma série de “conquistas” do país ao longo do ano e mostrou momentos do líder norte-coreano

    Documentário da Coreia do Norte mostra Kim Jong Un enfrentando "dificuldades"
    Documentário da Coreia do Norte mostra Kim Jong Un enfrentando "dificuldades" KRT/Reuters (1º.fev.2022)

    Hyonhee Shinda CNN

    Reuters

    Um documentário norte-coreano transmitido nesta terça-feira (1º) mostrou o líder, Kim Jong Un, enfrentando as “piores dificuldades de todos os tempos” do país, empobrecido em meio à pandemia de coronavírus e sanções por seus programas de armas.

    Intitulado “O Grande Ano da Vitória, 2021”, o filme de 110 minutos narrou uma série de conquistas ao longo do ano, incluindo o desenvolvimento, construção e esforços para vencer a pandemia.

    O narrador repetidamente elogiou esses projetos como sinais de “vitória” liderados por Kim, visivelmente mais magro, de acordo com documentários anteriores usados pela mídia estatal para criar um culto de personalidade semidivina em torno dele.

    O filme não detalhou as dificuldades, mas a reclusa Coreia do Norte, ao contrário da rica e democrática Coreia do Sul, enfrenta uma crescente escassez de alimentos em meio às sanções, secas e inundações, segundo agências da ONU.

    A Coreia do Norte não confirmou nenhum caso de Covid-19, mas fechou suas fronteiras. O país vem desenvolvendo constantemente seus sistemas de armas em meio a um impasse sobre as negociações destinadas a desmantelar seus arsenais nucleares e de mísseis balísticos em troca de alívio das sanções da ONU e dos EUA.

    Em um ponto do filme, Kim foi visto lutando para descer escadas improvisadas durante uma visita a um canteiro de obras.

    “Este vídeo mostrou seu lado maternal onde ele dedicou completamente seu próprio corpo para realizar os sonhos das pessoas”, disse o narrador.

    O filme não se referia diretamente à perda de peso de Kim, mas ele parecia cada vez mais magro em fotos recentes da mídia estatal.

    Em junho, a mídia estatal disse que os norte-coreanos estavam “com o coração partido” ao ver um Kim “emagrecido”, em um raro despacho, depois que ele reapareceu após a ausência “dos olhos do público” de quase um mês.

    Documentário da Coreia do Norte mostra momentos de Kim Jong Un
    Documentário da Coreia do Norte mostra momentos de Kim Jong Un / KRT/Reuters (1º.fev.2022)

    A mídia internacional, agências de inteligência e especialistas observam de perto a saúde de Kim devido ao seu forte controle do poder e à incerteza sobre os planos de sucessão.

    O documentário também mostrou Kim assistindo ao nascer do sol sozinho enquanto montava um cavalo branco em uma praia. Em outro passeio, ele foi visto com oficiais militares, incluindo Pak Jong Chon, chefe do Estado-Maior do Exército Popular Coreano, seguido por um clipe de tanques realizando exercícios de tiro real.

    O filme inclui imagens raras de um novo arranha-céu de 80 andares e um grande distrito de apartamentos, bem como alguns clipes e imagens de uma exposição de defesa em outubro e testes anteriores de mísseis.

    Em dezembro, Kim disse que o partido no poder teve algum sucesso na implementação de um plano econômico de cinco anos que ele revelou no início do ano passado, mas alertou para uma “luta muito gigante” este ano, citando a pandemia e as dificuldades econômicas.