Dois cardeais eleitores não participarão do conclave, a votação secreta que elegerá o próximo papa, por motivos de saúde, anunciou o Vaticano nesta terça-feira (29).
Segundo fontes do Vaticano, um dos clérigos que não estarão na eleição é o espanhol Antonio Cañizares, de 79 anos. Anteriormente, essas fontes haviam dito que o bósnio Vinko Puljić, também de 79 anos, seria a segunda ausência, mas depois afirmaram que ele ainda pode comparecer.
O conclave terá início no dia 7 de maio e, com essas desistências, contará com 133 cardeais eleitores. É necessário conseguir dois terços dos votos para ser eleito papa.
Becciu foi demitido e banido pelo papa Francisco após um escândalo de corrupção, mas não havia perdido o título de cardeal -- apenas os direitos e privilégios da função.
O clérigo insistia que poderia participar, mas, após reunião com outros cardeais, afirmou que decidiu obeder a vontade de Francisco.
“Tendo em coração o bem da Igreja… Decidi obedecer, como sempre fiz, à vontade do Papa Francisco e não entrar no conclave, ainda estando convencido da minha inocência”, comentou.
O conclave não tem limite de duração, sendo que o mais longo durou quase três anos. Entretanto, as últimas votações não duraram mais do que três dias.
Veja imagens dos cardeais favoritos no conclave:
1 de 10
Cardeal Pietro Parolin é um dos cotados para ser o próximo papa
• 2/3/2022 REUTERS/Remo Casilli
Cardeal Matteo Zuppi em Moscou
• 29/6/2023 REUTERS/Maxim Shemetov
O Patriarca Latino de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa, participa de uma missa em homenagem ao Papa Francisco na Igreja do Santo Sepulcro em 23 de abril de 2025 em Jerusalém.
• Amir Levy/Getty Images
Anúncio aqui
O cardeal Luis Antonio Tagle participa de uma missa com os novos cardeais, presidida pelo papa Francisco na Basílica de São Pedro, em 8 de dezembro de 2024, na Cidade do Vaticano.
• Franco Origlia/Getty Images
O cardeal húngaro e arcebispo de Budapeste, Peter Erdo, comparece à missa na Basílica de São Pedro, antes dos cardeais entrarem no conclave para decidir quem será o próximo papa, em 12 de março de 2013 na Cidade do Vaticano, Vaticano.
• Franco Origlia/Getty Images
Vista do cardeal francês Jean-Marc Aveline durante a cerimônia fúnebre de Jean-Claude Gaudin, que foi prefeito de Marselha de 1995 a 2020.
• Denis Thaust/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Anúncio aqui
O cardeal maltês Mario Grech celebra a Santa Missa na conclusão da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos na Basílica de São Pedro em 29 de outubro de 2023 na Cidade do Vaticano, Vaticano.
• Vatican Media via Vatican Pool/Getty Images
O bibliotecário apostólico do Vaticano, cardeal português José Tolentino de Mendonça, posa na instalação específica do local 'The Clearest Way' do artista romano Pietro Ruffo no Barberini Hall durante a abertura da exposição "EVERYONE: Humanity On Its Way" em 08 de novembro de 2021 na Cidade do Vaticano, Vaticano.
• Franco Origlia/Getty Images
O cardeal americano Robert Francis Prevost lidera orações do terço pela saúde do Papa Francisco na Praça de São Pedro em 3 de março de 2025 na Cidade do Vaticano.
• Christopher Furlong/Getty Images
Anúncio aqui
O cardeal britânico Arthur Roche lidera a sessão de oração do rosário pela saúde do Papa Francisco na Praça de São Pedro em 4 de março de 2025, na Cidade do Vaticano.
• Christopher Furlong/Getty Images