Domo de Ouro será concluído até fim do mandato, diz Trump

Presidente dos EUA afirmou que sistema de defesa será capaz de interceptar mísseis lançados de diversos pontos do mundo

Maureen Chowdhury, da CNN
O presidente Donald Trump acompanhado dos legisladores republicanos, senadora Ashley Moody, seu filho Connor, deputado Gary Palmer, deputado Brian Jack, deputada Stephanie Bice e deputado Craig Goldman  • Chip Somodevilla/Getty Images via CNN Newsource
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse acreditar que seu projeto de defesa antimísseis Golden Dome, Domo de Ouro na tradução livre, estará concluído até o final de seu mandato – uma estimativa que contraria o que autoridades militares já haviam dito à CNN.

"Deve estar operacional até o final do meu mandato. Portanto, estaremos prontos em três anos, uma vez totalmente construído. O Golden Dome será capaz de interceptar mísseis mesmo que sejam lançados de outros cantos do mundo", disse Trump a repórteres no Salão Oval.

Trump afirmou que US$ 25 bilhões serão alocados de seu projeto de lei de corte de gastos e impostos, que ele está atualmente pressionando os republicanos da Câmara a aprovar, para ajudar a financiar o projeto de defesa que, segundo ele, custará cerca de US$ 175 bilhões no total para ser construído.

As estimativas contrariam algumas fornecidas por outras autoridades militares.

O contra-almirante aposentado Mark Montgomery disse anteriormente à CNN que acredita que a criação de um sistema de defesa antimísseis balísticos pode ser possível em 7 a 10 anos, mas mesmo assim, terá severas limitações, potencialmente capaz de proteger apenas prédios federais críticos e grandes cidades.

Outros disseram que projetar o custo total de tal sistema é essencialmente impossível.

"Golden Dome" é a tentativa do governo Trump de reformular planos para o desenvolvimento de um sistema de defesa antimísseis semelhante ao Iron Dome de Israel.

Em um momento em que o Pentágono busca cortar orçamentos, o governo Trump ordenou que autoridades militares garantam que o financiamento futuro para a "Golden Dome" seja refletido nas novas estimativas orçamentárias para 2026 a 2030 — mas o sistema em si permanece indefinido, disseram as fontes.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original