Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    É impossível chegar a acordo com um mentiroso, diz Zelensky sobre negociação de paz com Putin

    Presidente da Ucrânia descartou sugestões de negociações de paz com a Rússia

    Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, não quer negociar paz com Putin
    Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, não quer negociar paz com Putin CNN

    Andrew Careyda CNN

    O presidente da Ucrânia disse que o exemplo de Yevgeny Prigozhin, o líder mercenário russo que morreu num acidente de avião no mês passado, mostra o que acontece quando se tenta fazer um acordo com o presidente russo, Vladimir Putin.

    A contraofensiva da Ucrânia até agora resultou apenas em ganhos modestos, mas Volodymyr Zelensky disse à CNN que rejeitou sugestões de que era hora de negociar a paz com o Kremlin.

    “Quando você quer chegar a um acordo ou dialogar com alguém, não pode fazê-lo com um mentiroso”, disse Zelensky a Fareed Zakaria, da CNN.

    O fim do líder do Grupo Wagner, depois de aparentemente receber promessas sobre a sua liberdade de continuar a operar, poucas semanas depois de liderar uma revolta contra a forma como Putin lidou com a guerra, foi um aviso a ser ouvido, sugeriu Zelensky.

    Enquanto os Estados Unidos e outros aliados ucranianos importantes continuam a fornecer armas a Kiev, sublinhando que as condições para alcançar uma paz “justa e duradoura” ainda não estão reunidas, vários outros líderes mundiais proeminentes, como o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), têm colocado sobre a Ucrânia a responsabilidade de acabar com a guerra.

    O líder da Ucrânia apontou exemplos de outros países que foram atacados por soldados russos e continuam parcialmente ocupados por Moscou, como apoio à sua posição.

    “Você viu algum compromisso de Putin em outras questões? Com a Geórgia? Com a Moldávia?”, Zelensky perguntou retoricamente.

    Veja também: Zelensky à CNN: Lula deveria ter compreensão mais ampla

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original