É possível restaurar gasodutos Nord Stream, diz oficial russo

Foram descobertos vazamentos nas estruturas no início da semana, perto da ilha dinamarquesa de Bornholm, no Mar Báltico

Katharina Krebs e Chris Liakos, da CNN
Compartilhar matéria

Existem possibilidades técnicas para restaurar a infraestrutura dos gasodutos Nord Stream, disse um oficial russo neste domingo (2).

"É claro que existem possibilidades técnicas para restaurar a infraestrutura, leva tempo e recursos apropriados. Tenho certeza de que oportunidades apropriadas serão encontradas", disse o vice-primeiro-ministro Alexander Novak durante entrevista à mídia estatal russa Russia 1 TV no domingo.

Seus comentários seguem a descoberta de quatro vazamentos nos gasodutos Nord Stream no início desta semana, perto da ilha dinamarquesa de Bornholm, no Mar Báltico.

Os líderes ocidentais chamaram o incidente de um ato deliberado e prometeram uma resposta forte. A causa do incidente ainda não foi confirmada.

De acordo com Novak, os países que se posicionaram negativamente em relação ao projeto Nord Stream, Estados Unidos, Ucrânia e Polônia, têm interesse em descomissionar os dutos.

Novak disse que “é necessário antes de tudo descobrir quem fez isso, e temos certeza de que alguns países que anteriormente expressaram suas posições estão interessados ​​nisso”.

Na sexta-feira (30), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que os "anglo-saxões" eram os culpados pelas explosões que danificaram os gasodutos Nord Stream.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original