Eleições na Alemanha: prévie da pesquisa de opinião mostra empate entre partidos

De acordo com uma pesquisa de opinião, o Partido Social-Democrata (SPD), de esquerda, está pouco à frente do partido conservador de Angela Merkel, com 26% dos votos

Aditi SangalFernando Alfonso IIIMike HayesLaura Smith-Sparkda CNN

Ouvir notícia

A Alemanha realiza, neste domingo (26), a eleição que dará início à sucessão da chanceler Angela Merkel após 16 anos no comando do país.

De acordo com uma pesquisa de opinião, o Partido Social-Democrata (SPD), de esquerda, está pouco à frente do partido conservador de Merkel, com 26% dos votos. Já a União Democrata-Cristã (CDU) está com 24%.

Mesmo que o resultado final mude essa distribuição de votos, o fato básico é que “depois de 16 anos no poder, quase 76% dos alemães não votaram” no partido de Merkel, disse o comentarista da CNN Internacional Dominic Thomas. “Nem o CDU nem o SPD terão uma oportunidade real de criar uma coalizão”, acrescentou.

A partir dos resultados finais, o partido vencedor poderá iniciar as negociações de coalizão para formar o novo governo e definir o novo ou a nova primeira-ministra da Alemanha. Para esta decisão, que pode levar alguns dias, eles precisam ter a maioria absoluta dos votos.

(Publicado por Lucas Rocha)

Mais Recentes da CNN