Mais resultados de Nevada serão divulgados na tarde de quinta (5)


Stephanie Becker e Erica Hill, da CNN
04 de novembro de 2020 às 22:21
Funcionários da Justiça eleitoral dos EUA preparam máquinas para conta cédulas
Funcionários da Justiça eleitoral dos EUA preparam máquinas para contagem de cédulas de votação a distância
Foto: Jonathan Drake - 4.set.2020/ Reuters

Os funcionários eleitorais do estado de Nevada, nos Estados Unidos, disseram que esperam divulgar mais resultados nesta quinta (5). O estado-pêndulo tem seis votos no colégio eleitoral que podem definir o resultado da corrida deste ano.

A secretária estadual de comunicações, Jennifer Russell, confirmou à CNN que os funcionários vão liberar mais números a partir do meio-dia no horário local (14h no horário de Brasília). Esses dados incluirão votos adicionais dos dois condados mais populosos do estado. 

Leia também:

Acompanhe a apuração da eleição nos EUA em tempo real

Em quais estados Biden e Trump precisam vencer para ganhar a eleição

No determinante condado Clark, que abriga a cidade de Las Vegas e cerca de 70% dos eleitores ativos do estado, na votação antecipada presencial e nas cédulas depositadas no dia da eeição mostram o candidato democrata Joe Biden com pouca vantagem sobre o presidente Donald Trump. Mas milhares de cédulas enviadas por correio podem decidir o pleito.

Dos 1,2 milhões de cédulas solicitadas por eleitores do condado Clark, dados mostram que só 413 mil foram recebidas. Dessas, 337 mil foram processadas. No entanto, cédulas que chegarem até 10 de novembro podem ser contabilizadas, desde que tenham sido enviadas até o dia da eleição, em 3 de novembro. Ainda não se sabe quantas cédulas ainda serão recebidas.

O escrivão do condado County, Joe Gloria, confirmou na tarde desta quarta (4) que só irá divulgar os números de votos por correspondência que chegaram entre os dias 3 e 4 na manhã de quinta. 

Questionado se os votos que chegaram no dia 3 poderiam virar a eleição, Gloria respondeu: "tudo depende da margem da vitória, mas isso certamente é uma possibilidade". 

O condado ainda está processando votos que vieram de americanos no exterior, de pessoas com deficiência e de novos residentes. Nevada é um dos 19 estados que permitem registro eleitoral no mesmo dia do pleito.

No condado de Washoe, o segundo mais populoso do estado e que abriga a cidade de Reno, o escrivão eleitoral disse que todos os votos presenciais no dia da eleição e cédulas recebidas na terça já foram processadas.

Ele também disse que mais de 21 mil votos foram contados no dia da eleição e outros 9.000 votos por correspondência ainda estavam sendo processados.

(Texto traduzido, leia o original em inglês)