Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Juíza encerra caso de subversão eleitoral contra Trump após promotor desistir

    Magistrada fez isso de forma que acusações possam ser apresentadas novamente após o término do mandato do republicano

    Devan Coleda CNN

    A juíza federal que supervisiona o processo criminal contra Donald Trump sobre subversão eleitoral rejeitou formalmente o caso contra ele nesta segunda-feira (25), várias horas depois que o advogado especial Jack Smith pediu permissão para encerrar o processo.

    Em uma breve ordem, a juíza distrital dos EUA Tanya Chutkan concordou em rejeitar as acusações, mas o fez de uma forma que permitiria que fossem apresentadas novamente após o término do mandato à frente da Casa Branca.

    “A rejeição sem prejuízo também é consistente com o entendimento do governo de que a imunidade concedida a um presidente em exercício é temporária, expirando quando ele deixa o cargo”, escreveu a magistrada.

    Mais cedo nesta segunda, Smith pediu permissão a Chutkan para abandonar o caso, apontando para a política de longa data do Departamento de Justiça contra processar um presidente em exercício.

    “A posição do Departamento (de Justiça) é que a Constituição exige que este caso seja rejeitado antes que o réu seja empossado”, escreveu Smith.

    Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?

    Tópicos