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    Anúncio de Kamala Harris critica maneira como Trump lidou com catástrofes

    Democrata ainda criticou o ex-presidente por utilizar tempestades como jogo político na campanha presidencial

    Alayna Treeneda CNN*

    A campanha da vice-presidente Kamala Harris anunciou o lançamento de uma nova campanha publicitária digital com dois ex-funcionários da administração de Donald Trump que criticam a forma como o ex-presidente lidou com as catástrofes naturais durante o seu mandato.

    O anúncio, intitulado “Withhold” e obtido com exclusividade pela CNN, é uma resposta aos recentes ataques de Trump sobre a resposta do governo federal ao furacão Helene, incluindo falsas alegações de que Harris gastou “todo o seu dinheiro da FEMA” (a agência federal de apoio às vítimas das crises climáticas) para abrigar “imigrantes ilegais” bem como declarações infundadas de que o governo Biden e os líderes democratas abandonaram certas comunidades republicanas na Carolina do Norte por preconceito partidário.

    O novo anúncio surge no momento em que o Furacão Milton está prestes a atingir a Flórida.

    Olivia Troye, que foi assessora do ex-vice-presidente Mike Pence, e Kevin Carroll, ex-funcionário da Segurança Interna de Trump, afirmam que Trump, enquanto presidente, sugeriu querer reter fundos de ajuda a desastres de estados democratas.

    “Ele sugeria que não se desse ajuda em caso de catástrofe aos Estados que não tivessem votado nele”, afirma Carroll no anúncio.

    Troye diz: “Lembro-me de uma vez, depois de um incêndio florestal na Califórnia, ele não quis enviar ajuda porque era um estado democrata. Por isso, fomos ao ponto de ver quantos votos ele teve nas zonas afetadas para lhe mostrar: ‘Estas são pessoas que votaram em você’. Isto não é normal”.

    Tanto Carroll como Troye dizem no anúncio que pretendem votar em Harris. Troye já apoiou Harris e fez um discurso durante a Convenção Nacional Democrata em que criticou duramente Trump.

    A campanha de Trump não respondeu a um pedido de comentário.

    A nova campanha publicitária surge depois de o Politico ter publicado, na semana passada, uma análise do histórico de Trump que mostrava que Trump “foi, ocasionalmente, partidário em resposta a catástrofes e, em pelo menos três ocasiões, hesitou em conceder ajuda em caso de catástrofe a áreas que considerava politicamente hostis ou ordenou um tratamento especial para estados pró-Trump”.

    A história citava entrevistas com Troye e Mark Harvey, o diretor sênior de Trump para a política de resiliência no Conselho de Segurança Nacional. O porta-voz da campanha de Trump, Steven Cheung, disse à CNN nessa ocasião: “Nada disto é verdade e não passa de uma história fabricada a partir da imaginação demente de alguém”.

    A administração Biden tem estado sob vigilância após a passagem do Furacão Helene, que devastou partes da Carolina do Norte e da Geórgia, tendo Trump e a sua campanha intensificado os seus ataques a Harris nos últimos dias devido ao que consideram ser uma resposta insuficiente aos esforços de recuperação. Eles alegam que a vice-presidente está mais concentrada na sua campanha presidencial do que em ajudar os americanos em dificuldades no rescaldo da devastação causada pelo furacão.

    Tanto Trump como Harris visitaram a Geórgia e a Carolina do Norte nos últimos dias, onde foram informados pelas autoridades locais.

    Em resposta às críticas de Trump, Harris disse aos jornalistas na pista da Base Conjunta Andrews, na segunda-feira(7) : “Há muita má informação e desinformação sendo divulgada pelo ex-presidente sobre o que está disponível, em particular para os sobreviventes do [furacão] Helene. E, antes de mais nada, é extraordinariamente irresponsável, pois tem a ver com ele, não tem a ver conosco”.

    Harris também respondeu aos relatos de que o governador da Flórida, Ron DeSantis, um republicano, não atendeu suas ligações. (Ele disse que não tinha conhecimento do alcance do vice-presidente).

    “As pessoas precisam desesperadamente de apoio neste momento, e jogar jogos políticos neste momento, nestas situações de crise – estas são o auge das situações de emergência – é totalmente irresponsável, e é egoísta, e é sobre jogos políticos em vez de fazer o trabalho que você fez um juramento de fazer, que é colocar as pessoas em primeiro lugar ”, disse o vice-presidente na segunda-feira.

    O anúncio faz parte dos 370 milhões de dólares da campanha de Harris-Walz para publicidade digital e televisiva entre o Dia do Trabalhador e o Dia das Eleições, disse a campanha de Harris à CNN. O anúncio começará a ser transmitido na noite de quinta-feira (11) nos meios de comunicação social e digital nos estados em que a campanha é mais importante.

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