Trump diz que acredita ser “muito mais bonito” que Kamala Harris
Ex-presidente também criticou plano econômico apresentado pela democrata
O ex-presidente Donald Trump afirmou no sábado (17) que acha que é “muito mais bonito” do que a vice-presidente Kamala Harris.
“Eu digo que sou muito mais bonito do que ela”, disse Trump em um comício de campanha em Wilkes-Barre, na Pensilvânia.
Trump disse que ouviu um comentarista argumentar que Harris tem uma vantagem sobre ele porque ela é uma “mulher muito bonita”.
“Não, eu não consegui acreditar. … Disseram que a maior vantagem dela é que ela é uma mulher bonita. Eu pensei, hum, nunca pensei nisso. Eu sou mais bonito do que ela”, comentou Trump.
Críticas às propostas de Kamala para economia
O Republicano aproveitou para criticar as propostas econômicas apresentadas por Kamala Harris na sexta-feira (16) na Carolina do Norte.
“Ontem, Kamala apresentou seu chamado plano econômico. Ela diz que vai reduzir o custo de alimentos e moradia a partir do primeiro dia, mas o primeiro dia de Kamala foi há três anos e meio, então por que ela não fez isso naquela época?” disse Trump em um comício em Wilkes-Barre, Pensilvânia.
Trump continuou: “Então este é o Dia 1305, estamos no mil e trezentos e pouco, então por que ela não está fazendo isso agora? Por que ela não sai do seu lugar confortável com seu maravilhoso marido, vai para Washington e faz isso agora? Ela poderia fazer isso agora mesmo.”
O ex-presidente afirmou que o plano de Harris é “muito perigoso porque pode parecer bom politicamente, e esse é o problema. Temos que ter muito cuidado porque quando alguém se levanta e diz: ‘Vamos te dar tudo, 25 mil dólares para uma casa, vamos te dar todos os tipos de regalias, saúde gratuita, vamos te dar tudo, saúde universal’, parece tão bonito.”
“Eu disse para meus apoiadores, vocês precisam ter muito cuidado. … É perigoso, porque ela está dizendo que vai distribuir coisas que ela nunca conseguirá aprovar”, afirmou Trump.
Na sexta-feira, Harris propôs um novo plano para fornecer alívio fiscal para mais de 100 milhões de americanos da classe média e de baixa renda, e sua nova agenda econômica inclui medidas destinadas a tornar a moradia, alimentos, cuidados de saúde e criação de filhos mais acessíveis.
“Ela está prometendo distribuir coisas que não pode entregar. Ela nunca conseguirá entregá-las; ela nunca conseguirá que sejam aprovadas”, disse Trump.
“As coisas que ela disse ontem não funcionam. Nunca funcionaram”, acrescentou.
Trump voltou a afirmar falsamente que a implementação de uma tarifa “não afeta nosso país”.
A CNN já verificou anteriormente que estudos, incluindo um da Comissão de Comércio Internacional dos EUA, mostraram que consumidores e indústrias americanos arcam com quase todo o custo das tarifas dos EUA, incluindo as taxas previamente impostas por Trump.
Quando os EUA aplicam uma tarifa sobre um produto importado, o custo da tarifa sai diretamente da conta bancária de um importador americano quando o produto fabricado no exterior chega a um porto dos EUA.
É possível que alguns fabricantes estrangeiros tenham reduzido seus preços para se manterem competitivos no mercado dos EUA após Trump aumentar as tarifas – mas não o suficiente para manter o custo pago pelos importadores americanos igual ao de antes.