Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições nos EUA: controle do Congresso ainda é incerto; veja a situação

    No Senado, democratas e republicanos detêm 49 assentos cada; na Câmara, 203 e 211, respectivamente

    Da CNN

    Três dias após o fechamento das urnas das eleições nos Estados Unidos, os funcionários eleitorais continuam a contabilizar votos e a disputa pelo controle da Câmara e do Senado se mantém acirrado.

    As leis de votação que regem quando e como as cédulas são contadas diferem em cada estado, permitindo que alguns estados terminem com relativa rapidez, enquanto outros podem demorar vários dias. No entanto, se as eleições não estivessem tão apertadas, não levaria tanto tempo para descobrir quem ganhou.

    Senado

    No senado, os votos ainda estão sendo contabilizados no Arizona e Nevada.

    No condado de Clark, o maior de Nevada, que inclui Las Vegas, a CNN estima que há cerca de 24.000 cédulas a mais a serem contadas, juntamente com cerca de 15.000 cédulas provisórias e cédulas que precisam ser sanadas.

    No condado de Washoe, o segundo mais populoso de Nevada, havia cerca de 10.000 cédulas contadas na sexta-feira (11), e a CNN estima que restam cerca de 12.000. O secretário do condado de Clark, Joe Gloria, disse  que o condado espera terminar em grande parte com os votos restantes por correio até sábado. Essas cédulas estão sendo inspecionadas no conselho de contagem do condado, disse Gloria.

    A lei estadual permite que as cédulas por correio sejam recebidas em Nevada até sábado, embora as cédulas precisem ser postadas até o dia da eleição para serem válidas.

    O condado de Maricopa, no Arizona, que inclui Phoenix, relatou cerca de 80.000 votos a mais na noite de sexta, o que incluiu muitas das cédulas por correio que foram deixadas nos locais de votação no dia da eleição. Há cerca de 275.000 cédulas para contar no condado, de acordo com o presidente do Conselho de Supervisores do Condado de Maricopa, Bill Gates.

    Gates disse que espera que, se eles continuarem contando no mesmo ritmo – cerca de 60.000 a 80.000 votos por dia – o condado deve terminar a contagem “no início da próxima semana”.

    O condado de Pima, o segundo mais populoso do Arizona e lar de Tucson, deve ter cerca de 85.000 votos restantes para contar no final de sexta, disse Constance Hargrove, diretora de eleições do condado, à CNN. Hargove disse que espera até segunda-feira que o condado de Pima tenha a maioria dos votos restantes contados.

    Ela havia dito anteriormente à CNN que todos os votos seriam contados até segunda-feira de manhã. No entanto, na noite de sexta ela esclareceu que não seria mais o caso devido a um grande lote de cerca de 80.000 votos recebidos do escritório do gravador no início daquele dia.

    Câmara

    As cédulas de muitas corridas no Arizona, Califórnia, Nevada e mais ainda estão sendo sendo contabilizadas. Faltam 21 assentos a serem ocupados.

    Os democratas conquistaram 203 até agora, enquanto os republicanos conquistaram 211 (são necessários 218 assentos para controlar a Câmara), de acordo com projeções da CNN. Muitas das corridas restantes estão na Califórnia.

    (Publicado por Marina Toledo)