Em acontecimento raro, cinco planetas e Lua se alinham nesta sexta-feira (24)

Fenômeno pode ser observado sem a utilização de telescópio

Fotógrafo capturou alinhamento dos cinco planetas em 10 de junho
Fotógrafo capturou alinhamento dos cinco planetas em 10 de junho Alexander Krivenyshev/Twitter

Renata Souzada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Em acontecimento raro, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno e a Lua poderão ser vistos alinhados nesta sexta-feira (24). Para apreciar o fenômeno não é necessário utilizar um telescópio, embora possa ser difícil identificar todos os astros, alertaram especialistas.

Segundo informações do AccuWheather, o melhor horário para visualizar o alinhamento é cerca de 45 e 60 minutos antes do nascer do Sol.

A posição dos cinco planetas permanece até o final de junho, embora a presença da Lua crescente, entre Vênus e Marte, aconteça somente nesta manhã.

De acordo com o portal meteorológico, a última vez que os cinco planetas estiveram visíveis no céu noturno ao mesmo tempo foi há 18 anos, em 2004. Desta vez, se você perder o alinhamento, o fenômeno ocorrerá novamente em 2040, segundo a Sky & Telescope.

Pela posição dos astros, será mais fácil encontrar Marte, Júpiter e Saturno — que estarão mais altos no céu. O mais difícil será Mercúrio, que fica mais próximo ao Sol e estará mais baixo no horizonte. A dica dos especialistas é usar o brilho de Vênus, o planeta ao seu lado, para localizá-lo.

Alguns fotógrafos, como Alexander Krivenyshev, já registraram o alinhamento, que está ocorrendo desde o início deste mês. O portal EarthSky publicou, no Twitter, o registro de Krivenyshev, feito em 10 de junho.

Mais Recentes da CNN