Em Alta CNN: 5 conteúdos nos streamings para entender o conflito na Ucrânia

Lista ajuda a conhecer o que está por trás da tensão no Leste Europeu

Manifestantes protestam em Berlim contra invsão da Ucrânia pela Rússia
Manifestantes protestam em Berlim contra invsão da Ucrânia pela Rússia 24/02/2022REUTERS/Christian Mang

Leonardo Amaralda CNN*

Ouvir notícia

O Em Alta CNN fez uma lista especial para te ajudar a entender melhor o conflito entre Rússia e Ucrânia. Abaixo indicamos cinco conteúdos dos streamings que explicam como essa tensão foi crescendo até chegarmos à invasão da Ucrânia pelo governo Vladimir Putin:  

 1 – A Sombra de Stalin – Netflix

A primeira dica mostra como essa briga entre Ucrânia e Rússia não é de hoje. Em 1933, o repórter galês Gareth Jones viaja clandestinamente à União Soviética com a finalidade de investigar o então sucesso econômico do governo de Josef Stalin. Entretanto, chegando lá ele se depara com um reino de horror, do frio, da fome e da morte. 

2 – Chernobyl – HBO Max

Chernobyl conta a história da explosão que aconteceu na Usina Nuclear que dá nome à obra. Em 1986, na Ucrânia, o acidente dizimou dezenas de pessoas e acabou por se tornar o maior desastre nuclear da história. Enquanto o mundo lamentava o ocorrido, o cientista Valery Legasov (Jared Harris), a física Ulana Khomyuk (Emily Watson) e o vice-presidente do Conselho de Ministros, Boris Shcherbina (Stellan Skarsgård), tentam descobrir as causas do acidente. 

Nesta quinta-feira (24), segundo autoridades ucranianas, o exército russo tomou o controle de uma área próxima à Usina Nuclear de Chernobyl.   

3 – Senhor das Armas – Amazon Prime Video

Yuri Orlov (Nicolas Cage) é um traficante de armas que realiza negócios nos mais variados locais do planeta. Ele acaba ficando milionário se aproveitando do fim da Guerra Fria, do colapso da União Soviética e do crescimento do terrorismo internacional para fazer negócios em todas as partes do mundo. Enquanto isso, Yuri tenta sempre se manter um passo à frente de Jack Valentine (Ethan Hawke), um agente da Interpol, e também de seus concorrentes e até mesmo clientes, entre os quais estão alguns dos mais famosos ditadores do planeta. 

4 – Winter on Fire (documentário) – Netflix

O documentário de 2015, indicado na categoria Melhor Documentário no Oscar de 2016, acompanha uma manifestação pacífica de estudantes na Ucrânia que acabou se tornando em 93 dias de uma revolução na luta pelos direitos civis do país.

5 – Extra! Guerra na Ucrânia – Podcast Petit Journal


Você tem cinco minutinhos (ou mais) por dia pra se atualizar sobre economia e política internacional? Os professores Daniel Sousa e Tanguy Baghdadi trazem atualidades, de forma rápida e acessível, para que você se encontre na história. No episódio mais recente, ambos analisam e explicam os acontecimentos que culminaram no ataque russo à Ucrânia.  

DICA BÔNUS: Cortes do Casimiro com o professor Tanguy Baghdadi – Youtube


Se restou alguma dúvida sobre todo o contexto envolvendo os conflitos entre Rússia e Ucrânia, ou se o “politiquês” acaba te confundindo, uma saída é simplesmente acompanhar esse vídeo do streamer Casimiro, no qual ele convida o professor Tanguy Baghdadi para, da maneira mais didática e descontraída possível, explicar toda a tensão que vêm ocorrendo nos últimos dias.
 

 O Em Alta CNN é exibido pela CNN Brasil todos os sábados ao meio-dia com reprise aos sábados (22:30) e domingos (14h30). 

  *Sob supervisão de Fred Vanucci 

Mais Recentes da CNN